sábado, 8 de abril de 2017

Memórias em vinil (CII)

A música portuguesa  tem andado bastante ausente, porque na verdade não tenho muitos discos em vinil de música ligeira. Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Luís Cília , Antonio Variações, Carlos Mendes e Rui Veloso são, conjuntamente com algumas colectâneas de música portuguesa, as únicas presenças na minha "vinilteca". Neste mês de  Abril terei oportunidade de trazer aqui outros temas., 
Para hoje trago um dos mais belos temas de Carlos Mendes, extraido do LP " Carlos Mendes canta Joaquim Pessoa", que considero o melhor disco do Carlos.
Boa noite e bom domingo

Chazinhos da Paróquia (11)


Está um belo fim de semana, mas porquê ir a correr para a praia? Ainda tem muito tempo para se bronzear, por isso aproveite o fim de semana para um programa ao ar livre, mas diferente de uma ida à praia. Que tal um passeio de barco?
Está nessa? Então  sugiro-lhe que escolha um hotel  para pernoitar aqui. Alternativas não faltam.  Pela manhã dê um passeio na ria. 
Eu sei que além de não resistirem a um belo passeio de barco ainda vão cometer  um grave pecado, mas o motivo compensa, pelo que não se arrependam de, uma vez por outra, serem gulosos. A vida sem pecados devia ser uma chatice.

Depois de uma bela caldeira enguias ( eu não aprecio, mas há quem "dê a vida" por uma) acompanhe o café com ovos  moles e vá "desmoer" até uma das belas praias das  redondezas.
Mas, se quiser ser mais arrojado,  em vez de dormir na cidade hospede-se na Pousada da Murtosa e, logo pela manhã, sorva o ar puro da ria. 
Depois do pequeno almoço ( onde não faltam os ovos moles) dê um passeio num moliceiro à moda antiga. Uma reserva com antecedência permitirá prolongar o passeio pela tarde e comer a caldeirada a bordo.
Aproveite o fim de semana para  ir a Estarreja ver a exposição de fotografia do veterinário Jorge Bacelar. 
"A Nossa Gente" - inspirada na actividade profissional do autor- revela rostos de agricultores e os seus animais. 

Dê também um salto até Ílhavo para visitar o Museu da Vista Alegre. Conheça a história da fábrica, fundada no século XIX (1824)  as vivências dos trabalhadores e passeie no Bairro Operáro.
Não deixe de ver o Museu de Porcelana e a Fábrica de Cristal Atlantis. Nesta, pode assistir ao fabrico de peças  e  fazer algumas compras.
Cereja no cimo do bolo é pernoitar no hotel Montebelo Vista Alegre. Viverá uma noite inesquecível, num espaço muito peculiar
Com este tempo, ninguém quer saber  de cinema, pois não? 


Já a companhia de  um bom livro é indispensável. Especialmente neste mês do Livro e da Leitura.
A minha sugestão para este fim de semana é: 
 O Leitor do Comboio- ( Jean Paul Didierlaurent)
Primeiro livro do autor francês, tem como personagem principal um tipo que ocupa a vida a salvar livros que outros qurem destruir. Mas como não consegue salvar os livros completos, arranca-lhes págias que lê em voz alta durante as viagens de comboio. Um livro interessante que é um poema de transgressão.
E pronto, caros amigos. Por hoje é tudo. Tenham um EXCELENTE fim de semana.