quinta-feira, 18 de maio de 2017

Uma violação de encomenda



O Correio da Manhã divulgou um vídeo onde uma jovem está a ser masturbada por um rapaz durante uma viagem de autocarro.
Para dar mais picante à coisa, o CM escreveu que a jovem foi violada durante a Queima das Fitas no Porto.
Eu não vi o vídeo, mas bastou-me saber que a cena foi filmada por um grupo de jovens que a tudo assistiu com entusiasmo, para perceber que não se tratava de violação nenhuma. Obviamente que Octávio Ribeiro e a sua trupe também sabiam  que aquilo era ressaca de bebedeira  própria da Queima das Fitas mas, fiéis ao estilo “jornalismo  de estrebaria” , publicaram o vídeo  como se de uma efetiva violação se tratasse. 
Não estaria a escrever sobre o assunto, se Octávio Ribeiro não tivesse justificado a publicação do vídeo com o argumento de que “ sem notícias não há reflexão”. Ora, quanto a mim, não é a notícia que merece reflexão, mas sim o tipo de jornalismo do CM e  a  justificação estapafúrdia do director do CM..
Sabendo do que a casa gasta, percebe-se perfeitamente que o objectivo foi  aumentar o número de visualizações  da estrumeira da manhã, para justificar a publicidade. Por outro lado, sabendo-se que o jornalismo de estrebaria se alimenta de escândalos, notícias falsas e fabricadas, será legítimo  questionar se o vídeo não terá sido “uma encomenda”.
Eu sei que muitos dos portugueses que estiveram em Fátima no último fim de semana, movidos pela Fé, são devotos leitores do CM, mas aconselha a prudência, que não tenham a mesma Fé quando lêem ou vêem o Correio da Manhã. 
É que lê-se, ouve-se e vê-se tudo sobre a notícia e conclui- se que o video nada acrescenta aos factos. limitando-se a alimentar o "voyeurismo". Logo, a única violação que existiu foi a da ética jornalística pelo que, conhecendo-se os violadores, a única  coisa que  espero é  vê-los  exemplarmente condenados
Quanto ao comportamento dos jovens parece-me condenável, mas  fico-me por aqui, não venha aqui  alguém lembrar-me  que também já fui jovem. Tratando-se de uma evidência e uma vez que também fui irreverente, apenas me congratulo com o facto de a jovem ter assumido que não houve violação, mas sim um acto consentido.
Fico muito mais tranquilo e satisfeito. Sempre gostei de jovens responsáveis.

9 comentários:

  1. Os leitores pedem, e o CM, sempre atento ao seu público, satisfaz o pedido. E quem não sabe fazer negócio, que feche a porta!

    ResponderEliminar
  2. Acabei de pesquisar no google qual o jornal mais lido em Portugal. A Bola em primeiro lugar!! O CM está em quinto lugar. Nada parece ter mudado desde que eu saí de Portugal, há algumas dezenas de anos. ☺☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.netpapers.com/jornais-mais-lidos-pais/portugal

      Eliminar
    2. dados oficiais: nem muitos dos gratuitos conseguem ter uma circulação igual à tiragem.podem procurar o que quiserem: http://www.apct.pt/Analise_simples.php

      http://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/cm_reforca_lideranca_como_jornal_mais_lido

      Dados estatísticos já trabalhados, procurem melhor para ficarem bem informados. Pensem sempre quando lhes fornecem alguns dados:

      http://www.pordata.pt/Portugal/Jornais+e+outras+publica%C3%A7%C3%B5es+peri%C3%B3dicas+edi%C3%A7%C3%B5es++tiragem++circula%C3%A7%C3%A3o+e+exemplares+vendidos-402

      Eliminar
    3. Já agora esclareço que A bola não fornece dados portanto qualquer número é especulação. Um gráfico mais antigo de mais fácil visualização para os míopes: http://www.record.pt/fora-de-campo/detalhe/record-mais-perto-do-podio-da-venda-de-jornais.html

      Eliminar
  3. Excessos nestes ambiente, houve e haverá sempre, mas os excessos vão-se tornando excessivos, passe a redundância. Considerações à parte acerca de se a moça terá consentido ou não, mais o jornalismo a ser arrastado pelas ruas da amargura, chocou-me muito o facto de no meio de dezenas de jovens não haver uma alma que chamasse a atenção para o ridículo e a vergonha da situação, ou mesmo que fosse em defesa da rapariga que deveria estar num estado de estupor alcoólico... É uma alienação completa da dignidade humana.

    ResponderEliminar
  4. A ética e a dignidade são atributos em falta nesses todos. São notícias que só desanimam e causam um certo asco.

    ResponderEliminar
  5. Um nojo sem tamanho esse correio da m... ...!!

    ResponderEliminar
  6. Onde é que eu assino o comentário da Graça?
    Publicar uma porcaria destas é simplesmente nojento!

    ResponderEliminar