sexta-feira, 21 de abril de 2017

Et Vive La France


Ontem à tarde, quando este post começou  a germinar na minha cabeça, estava bastante entusiasmado e optimista em relação às eleições francesas do próximo domingo.
Encarava, então, o facto de haver quatro candidatos em condições de passar à segunda volta, muito mobilizador e  emocionante. Há já muito tempo que não se assiste a uma eleição tão cerrada, sem vencedor à partida e, melhor ainda,  a luta não se reduz a dois candidatos nesta primeira volta. Por outro lado, a ascensão de Melenchon na última semana, permitia equacionar um cenário para a segunda  volta em que, pela primeira vez, algumas sondagens retiravam Le Pen da corrida. 
À noite, a notícia do atentado  no coração de Paris alterou o meu estado de espírito e, pior ainda, poderá ter alterado substancialmente as intenções de voto dos franceses. À partida, a grande beneficiada será Marine  Le Pen o que me leva a equacionar a hipótese  de o acto terrorista ter tido uma mãozinha atrás do arbusto. 
Nunca saberemos em que medida o atentado irá alterar as intenções de voto dos franceses, mas sabemos que Hamon, o candidato oficial do PS, não entra nestas contas. Significará isso o início do fim do PS francês?
No último domingo, os turcos foram às urnas para dizer ao mundo que o caminho mais directo e pacífico para a ditadura, é a democracia. O que mais desejo para o próximo domingo, é que os franceses resgatem a democracia.

5 comentários:

  1. Estamos mesmo a viver na corda bamba... :( :(

    Façamos figas para que isso aconteça!

    ResponderEliminar
  2. Estamos sobre brasas, amigo, sobre um imenso braseiro

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Uma França desorientada a caminho das eleições.

    O sultão turco obteu os 51,4% devido aos turcos radicados no estrangeiro. Em Istambul os protestos contra o déspota continuam...

    ResponderEliminar
  4. O candidato por quem eu tinha uma certa simpatia, Mélenchon, ainda está indeciso em apoiar Emmanuel Macron.
    Então, prefere a Martins Le Pen??? A ESQUERDA irrita sem necessidade.

    Goze os ares de Berlim e visite o meu amigo 🐺.

    ResponderEliminar