segunda-feira, 17 de abril de 2017

A legítima aspiração encarnada

Compreendo perfeitamente a euforia dos benfiquistas após o empate do FC do Porto em Braga. É a  primeira vez que ganham o tetra no seu historial, feito que adeptos de FC do Porto e Sporting  já celebraram há muito. Quanto aos portistas até já celebraram um penta campeonato, facto inédito em Portugal.
A euforia justifica-se, também, porque há mais de 50 anos que o Benfica não ganha nenhum título além  fronteiras. Foi há tanto tempo que os encarnados venceram a Taça dos Campeões Europeus, que a  maioria dos adeptos benfiquistas nunca celebrou, pelo que não sabem o gosto que isso tem.
 Essas duas míticas Taças Europeias que o Benfica venceu no início dos anos 60 são uma lenda que os  seus adeptos querem  tornar real. É legítimo.
Eu, que já vi o FC do Porto levantar por duas vezes a Taça que premeia o melhor clube europeu ( uma delas neste século), vi o meu clube erguer  uma Taça UEFA, uma Liga Europa e duas Taças Intercontinentais, compreendo bem a ansiedade dos adeptos benfiquistas.
A euforia pela conquista do tetra é, por isso, muito compreensível. Pessoalmente ainda vibro com os inúmeros títulos nacionais e internacionais conquistados nos últimos 20 anos. Fazem parte da minha vivência, não são histórias que ouvi contar a pais e avós.  Por isso, comemorar um tetra não me levaria a sair à rua. E muito menos a apoucar os adversários que os conquistem. 
Compreendo a euforia dos benfiquistas, porque muitos deles sabem que se não fosse este ano, provavelmente nunca mais teriam oportunidade de comemorar a conquista de um tetra durante a sua vida. 
Admito, por isso, que no próximo ano  queiram conquistar o penta. E, num futuro próximo, que aspirem a comemorar, finalmente, a conquista de uma Liga dos Campeões, que nunca conseguiram trazer para a Luz. São aspirações legítimas. Eu também as tive e, felizmente, já pude saborear e celebrar tudo aquilo que os adeptos benfiquistas ainda anseiam conquistar. 
Estou, por isso, de barriguinha cheia.


11 comentários:

  1. porque será que o futebol diminui a racionalidade das pessoas? E há tantos que não conseguem mesmo pensar! para mim só quando representam o País e mesmo assim prefiro que o porto perca devido aos anticorpos que criou e à canalha que está metida no futebol. o porto só teve classe quando lá esteve o José Maria Pedroto. Hoje o futebol é um ninho de cobras de ladrões de vigaristas. o exemplo do seu dirigente máximo merecia canonização agora em fátima pelo Papa. Cuidado com quem leva porque depois têm muito trabalho para tirar da fotografia e depois vêm todas do tablado para o altar...

    ResponderEliminar
  2. Nenhum clube português tem, de há uns anos a esta parte, a possibilidade de ganhar um título europeu. Quer ainda como Taça dos Campeões Europeus, actual Championship, quer na então Taça das Taças, agora Europe League, feita a fusão da TdT com a Taça das Cidades com Feira.
    É menos difícil almejar vencer a Liga Europa mas, ainda assim, mais acessível. Quanto à Liga dos Campeões, vamos lá esquecer isso. Não só por falta de capacidade como também porque para a UEFA, organizadora da prova,
    Portugal é 'mais bolos'. Os interesses financeiros abafam os desportivos.
    Não estou nada preocupado com isso, sinceramente. Basta-me, a nível interno, o campeonato da Liga e a Taça de Portugal. Cujos troféus estarão mais bem situados se encaixados no Museu Cosme Damião.

    Não sou fanático nem radicalista. Sou apenas um benfiquista como tantos milhões de outros por esse mundo fora.

    Boa semana, Carlos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouço a história de que nenhum clube português tem hipótese de ganhar a Liga dos Campeões, desde que começou nos idos de 90. E, no entanto, o FCPorto já ganhou uma. E uma Liga Europa também. Mas não posso discordar de si, António, quando diz que os interesses financeiros abafam os desportivos. Ainda recentemente vimos isso no Barcelona- PSG...
      Boa semana, António

      Eliminar
  3. Atenção que ainda é muito cedo ! ... O Benfica ainda vai ao Sporting, vai ao Rio Ave e vai ao Boavista e recebe o Estoril e o Guimarães.
    Recordemos que nas últimas saídas, apenas ganhou à tangente ao
    Moreirense e ao Feirense por 1-0 e empatou com o Paços de Ferreira 0-0 !!! ... Ainda muito pode acontecer !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já há muito deixei de acreditar na vitória do nosso FC do Porto, Rui. Se algumas dúvidas tivesse, o jogo de Braga tirou-mas. Não jogamos nada na primeira parte e depois a equipa de arbitragem, encomendada em Lisboa, fez questão de mostrar que não devemos ter veleidades.

      Eliminar
  4. E viva o tetra do Benfica que ficou mais próximo. E depois logo se vê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos Bea porque o Benfica representa o Povo. Foi por isso que de pequena passei a ser do Benfica. O sporting era para os betinhos da capital. O porto era um clube regional, da província sustentados pelos magnatas ricos da indústria que esgotavam logo os últimos modelos dos carros italianos de corrida ,enquanto os seus trabalhadores morriam á fome. Não é preciso nenhum tetra. Ai de nós se isso acontecer na última jornada. Acontecerá mortos e feridos, com tantos energúmenos à solta. Vão para as arenas.

      Eliminar
    2. Isso de o SLB ser o clube do povo é uma lenda, Anfitrite! Foi o lube do regime durante o Estado Novo,. Não vale a pena branquear essa ligação, como fizeram muitos ex-Pides que viraram democratas. Lembro que a única morte de adeptos num estádio de futebol foi provocada por adeptos benfiquistas.
      Quanto ao que escreve sobre o FC do Porto é um disparate pegado que nem merece resposta. Dor de cotovelo, minha amiga. Dorzinha porque o SLB não tem o historial de conquistas além fronteiras, alcançado pelo FC do Porto
      E quanto aos energúmenos estão em todos os clubes, infelizmente. A diferença é que os do Benfica têm atrás de si um historial de morte de que se vangloriam, como ainda este FdS se viu. Não vá por aí...

      Eliminar
  5. Se o Benfica for campeão sê-lo-à porque o Porto não o soube ser.
    Quem quer ser campeão não pode falhar nos momentos chave (Setúbal em casa e Braga fora).
    Mas ainda faltam cinco jogos e muita coisa pode acontecer.
    Vamos esperar para ver.

    ResponderEliminar
  6. Há dias, após o empate com o Setúbal escrevi um post a exprimir exactamente a mesma opinião, Pedro. De acordo, portanto.
    Quanto à possibilidade de o Porto ainda ser campeão, nem remota é. Veja só a dualidade de critérios em relação aos castigos a Brahimi e ao Samaris...

    ResponderEliminar
  7. Onde é que está o soco? Onde é que o senhor vê o soco? Está a ver o soco? Está a ver o soco? Desculpe, o senhor está a ver um soco? Onde é que está a ver?

    " https://www.youtube.com/watch?v=SLBxNG6Jww8 "

    ResponderEliminar