terça-feira, 7 de março de 2017

Liberdade de expressão?

É absolutamente lamentável que a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da  Universidade Nova de Lisboa tenha sido obrigada a cancelar uma conferência de Jaime Nogueira Pinto, agendada para esta tarde, porque um grupo de alunos considerou que a conferência era uma coisa fascista.
Assisto a um crescendo de intolerância que, além de ser criticável e preocupante, ameaça a credibilidade da geringonça., enquanto mecanismo de paz social

4 comentários:

  1. «Artº 46º - Liberdade de Associação

    nº 4 - Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista.»

    in "Constituição da República Portuguesa"


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe a pergunta Rogério, mas isso vem a propósito de a Associação 25 de Abril se ter disponibilizado para receber a conferência?
      https://www.publico.pt/2017/03/07/sociedade/noticia/associacao-25-de-abril-disponibiliza-instalacoes-para-conferencia-cancelada-na-fcsh-1764358

      Eliminar
  2. São sobretudo acontecimentos desta natureza que me assustam. Eles, os intolerantes, são jovens. O futuro não pode ser assim. Mas eles são o futuro.Ou já não se pode ser de direita em Portugal? Jaime Nogueira Pinto é uma mente esclarecida.Não merece. E nem os democratas portugueses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente por isso é que louvo a iniciativa da Associação 25 de Abril. Eu acredito que o objectivo fosse provocar alguma instabilidade, Numa altura em que há por aí muita gente a lamentar não haver populismo em Portugal, eles quiseram aproveitar a oportunidade para se mostrarem. Impedi-los é um erro monstruoso que só os fortalece.

      Eliminar