quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Um número curioso

Ficou célebre a tirada de Mota Amaral (então presidente da AR) quando, ao  invocar o artº 69º do Regimento, acrescentou um aparte:"curioso número este".
Hoje lembrei-me deste episódio a propósito de um outro número: 10000000000 (Traduzido para português 10 mil milhões)
Parece-me também assaz curioso que este seja o número de euros que entre 2011 e 2014 voaram  de bancos portugueses  para offshores, sem que (aparentemente) o fisco se tenha apercebido.
Porque me parece este número assaz curioso? Simplesmente porque esta fuga se deu na altura em que o PSD e o CDS estavam no governo ( o secretário de estado do tesouro era Paulo Núncio do CDS) e Cavaco Silva era presidente da república.
Obviamente que isto nada tem a ver com BPN, BANIF, ou Novo Banco. Nem com Dias Loureiro, Oliveira e Costa ou outro dos amigos de Cavaco especialistas em finanças alternativas.
Ora, por isso mesmo, é que considero um número assaz curioso. Provavelmente, os 10000000000€ voaram para os offshores na vaca voadora de António Costa. Ou então, o juiz Carlos Alexandre ainda os vai encontrar numa conta de um amigo de Sócrates.

7 comentários:

  1. Esta sem vergonhice nunca mais tem fim. Ainda não curámos uma ferida e vem logo outro golpe a afundá-la.

    ResponderEliminar
  2. PSD e CDS não fizeram pior porque ... houve eleições em 2015.
    Entretanto, a desorientação reina dos bastidores de ambos os Partidos, sem que os respectivos líderes consigam ser ... pessoas sérias.
    É a vida dos tristes.

    ResponderEliminar
  3. Esse número é ainda mais curioso, porque coincide quase na exactidão com um dos números do empobrecimento (dos de baixo). Dez mil milhões é o valor do que foi a redução dos rendimentos do trabalho (ou transferência para o lado do capital), pelo efeito das políticas de austeridade.

    ResponderEliminar
  4. Num futuro incerto, talvez um dia o conselheiro Xavier - puppet master do secretário Núncio - revele ao país, num tribunal, como se processou tal operação, entre tantas outras.

    ResponderEliminar
  5. acho que o "desaparecimento" dessa verba até mereceu a preocupação da senhora Cristas, que vai fazer queixa ao presidente da República. Sem dúvida que vai manifestar-lhe a preocupação que a habita, tendo em vista que Sócrates deve estar implicado. Aqui, aquela judicial consideração dos cabritos e da prole, não colhe, mas sempre se pode invocar o "cesteiro que faz um cesto"...

    ResponderEliminar
  6. Continuo a perguntar com Cubba Gooding Jr. - Where's the money??!!!
    É isso é que me interessa.

    ResponderEliminar
  7. Aqui está um bocadinho do currículo de tal personalidade:http://www.esquerda.net/artigo/quem-e-paulo-nuncio/36279

    Não digo mais nada porque ando a tomar ritalina para evitar responder a certos cometários que vejo. Às vezes tenho a sensação que as pessoas não vivem neste mundo. talvez tenham começado o tomar muito cedo drogas para andarem adormecidas. ou então daquelas que dão para ricas viagens e nem percebem que tudo se pode comprar neste mundo deste que se queira, porque quem vende quer é ganhar dinheiro e muitos que receita e criaram hábitos gostam das percentagens. nem sabem que há médicos com espeluncas abertas só para passarem receitas. Aqui e em qualquer lado...

    ResponderEliminar