sábado, 18 de fevereiro de 2017

Chazinhos da Paróquia (6)



Anuncia-se um fim de semana de sol, pelo que prevejo grandes aglomerações à beira mar. Toda a gente está desejosa de por os corninhos ( não tomem à letra, p.f.) ao sol e as estradas, pejadas de automóveis, vão todas desaguar no litoral.
A minha  primeira proposta para este fim de semana é uma ida até à capital da laranja.
Não sabe onde é? Então eu mostro-lhe aqui
Agora que já sabe meta-se ao caminho. Quando  lá chegar tome um chazinho de laranja e acompanhe com um queijinho de amêndoa, um D. Rodrigo ou uma fatia de tarte de alfarroba, amêndoa e chocolate, um manjar que é de comer e chorar por mais.
Depois vá ao recinto da feira  para provar outras iguarias  e, se quiser, aprender a cozinhar diversos pratos que têm  como base a laranja. À noite terá oportunidade de assistir ao concerto dos Deolinda. 
Mas,para que perceba melhor o que lá se vai passar, veja este curto video ( 40 segundos)

Não tenha pressa em regressar a casa, pois tem suficientes motivos de interesse que justificam a sua permanência  por aí no fim de semana.
Não faltam locais magníficos e para todas as bolsas onde se alojar. Como gosto de acordar e ouvir o barulho das ondas,  sugiro que passe a noite no Hotel Dom João II ou na Pousada de Sagres
No domingo de manhã levante-se cedo e faça uma caminhada por aqui. Desfrute das esplanadas e dê um salto até à praia
Da parte da tarde vai querer ir a Faro. Às 16 horas, no Teatro das Figuras, realiza-se um espectáculo integrado nas comemorações do 30º aniversário  da associação  José Afonso- coincidentes com os 30 anos da sua morte, que se assinalam no dia 23 de Fevereiro.

Ao longo de todo o ano a associação vai realizar espectáculos e apresentar  exposições em  diversos pontos do país, com o objectivo de manter viva a memória  do Zeca e divulgar a sua  música aos mais jovens.
Francisco Fanhais, Manuel Freire,  Rui Pato, B Fachada e a banda de blues “The Fried Fanekas”   são alguns dos artistas que actuarão neste primeiro concerto.


Terminado o espectáculo, regresse a casa e assista, na RTP 1, à primeira eliminatória do Festival da Canção. Este ano com roupagens novas e o dedo de Júlio Isidro, o festival vai contar com a participação de  nomes bem conhecidos. 
Rita Redshoes, Luísa Sobral, Nuno Feist , Nuno Gonçalves e Márcia são alguns dos compositores convidados pela  RTP para compor as 16 canções que serão interpretadas por artistas tão diversos como Rui Drummond ou Lena d´Água e vozes portentosas como as de  Deolinda Kinzimba ( vencedora do The Voice) e Kika  ( vencedora do Factor X).

E como se  vai fazendo tarde e o programa está bem preenchido, não me parece que tenha tempo para ir ao cinema, ou ler um livro mas, para quem não sai de casa ou fica por perto, aqui ficam as sugestões.



Livro- O que nos separa dos outros por causa de um copo de whiskey ( Patrícia Reis)  Um monólogo de um português, num bar de Macau, tendo como interlocutora imaginária a empregada que está do outro lado do balcão. Prémio de Literatura do Lions Portugal, destaca-se neste pequeno livro /novela a linguagem da escrita de Patrícia Reis, que me atrai desde o seu primeiro livro,  publicado em 2004 (Cruz das Almas) e, muito particularmente nos romances 
 "No Silêncio de Deus", "Antes de Ser Feliz" e "Amor em Segunda Mão"

Filme- Para esta semana sugiro Jackie. Uma biografia de Jackeline Kennedy/Onassis com uma sublime interpretação de Natalie Portman.

Tenham um excelente fim de semana

8 comentários:

  1. Mais um fim de semana com muito boas sugestoes. Estou a imaginar/visualizar esses percurcos. ; )

    ResponderEliminar
  2. Esta Paróquia serve-nos uns Chazinhos deliciosos. Obrigada, Carlos. Este de laranja, quentinho,soube-me muito bem.
    A melhoria de tempo foi sol de pouca dura, ontem esteve um dia soberbo de sol e ar morno, hoje, já arrefeceu e chuviscou. Pelo que, me vou ficar com o Amor em Segunda Mão da Patrícia Reis. O filme sobre a vida da Jackeline não me inspira grande interesse. Conheço-a bem. :)

    Um abraço, Bom fim de semana, Carlos.

    ResponderEliminar
  3. O meu boletim meteorológico não coincide com o seu. Mas obrigada pelo chá nas variedades que apresenta.
    Silves fica-me um bocado longe, Patrícia Reis não é figura que me inspire, mas reconheço que nada li da senhora e pode mesmo ser um portento na escrita. Por ora, continua lacuna. Aprecio Natalie Portman e a perspectiva do filme terá algum interesse, mas vejo em casa se me apeteça.
    Experimentei fazer chá de laranja e ficou do piorzinho.
    Muito obrigada pelas sugestões.

    ResponderEliminar
  4. Depois da chuvada durante o cortejo, um chá muito quente faz-me bem. Comento amanhã, Carlos, embora já tenha lido o texto com as excelentes dicas.

    ResponderEliminar
  5. Não vim ontem, mas aceito o chá hoje. As sugestões são ao meu gosto e até bem ao meu alcance, não fosse a minha atual condição de reduzida mobilidade.
    Posso, sim, assistir ao Festival da Canção. :)
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  6. Só posso aceitar a dica cinematográfica...

    ResponderEliminar
  7. Também eu só posso aceitar a dica cinematográfica e, como amanhã tenho o dia livre, penso ir ao cinema ver Jackie ou Elle.

    ResponderEliminar