terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Ó Manel! Você já viu isto?

Enquanto esperava a oportunidade de prestar a minha última homenagem a Mário Soares vi muitas figuras públicas, mas não é sobre elas que quero escrever. É sobre as pessoas anónimas que comigo pacientemente aguardaram a sua vez. Gente humilde, trabalhadora, classe  média e média alta.
À minha frente, uma senhora elegantemente vestida explicava a uma pessoa aparentemente surpreendida em encontrá-la ali, o que a tinha levado aos Jerónimos:
" Ó Manel! Você sabe que eu não gosto de xuxas, mas tinha que vir aqui agradecer ao Bochechas o que ele fez por nós em 1975. Eu estive na Fonte Luminosa, de casaco de peles, no meio de toda aquela gentalha de maltrapilhos a pedir-lhe que nos livrasse dos bolcheviques.Ele conseguiu correr com eles e nunca o esqueci. Sempre discordei dele, nunca mais votei no PS, mas estou-lhe grata para sempre".

1 comentário: