domingo, 15 de janeiro de 2017

Dia do Postal Ilustrado (36)


Se a memória não me atraiçoa foi aqui, em Montserrat, que senti pela primeira vez a sensação de ser esmagado pela Natureza envolvente.
Foi em Setembro de 1963 e trouxe este postal para mais tarde recordar. Pena não ter uma foto dessa noite. Lembro-me perfeitamente que a Lua estava cheia e, na varanda do hotel, entre as altas e volumosas escarpas que me pareciam medonhas, fiquei a desfrutar aquele espectáculo deslumbrante.
Foi também nessa noite que percebi que nunca seria poeta.

14 comentários:

  1. A julgar pelo postal (nunca lá fui) é de cortar a respiração.

    ResponderEliminar
  2. Barcelona é um espanto a todos os níveis!!
    (Será que pressinto alguma coisa parecida com uma qualquer paixão?!)

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das melhores cidades da Europa para se viver, Graça. Eu tinha só 13 anos, por isso a paixão foi mesmo pela Natureza.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Eu que sofro um pouco de claustrofobia, senti que me faltava o ar. Vá-se lá saber porquê, com tanta vegetação à volta...

    Desculpe, Carlos, esqueci completamente de lhe enviar o postal. A ver se envio durante esta semana.

    Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O esmagamento também me provoca essa sensação, mas é por não conseguir reter todas as emoçoes que alguns cenários naturais me provocam.
      Envie quando quiser, Janita Abraço e boa semana

      Eliminar
  4. Em 1963 de poesia conhecia a balada da neve de que todos os garotos gostavam e sabiam de cor e a canção dos passarinhos de António Lopes Vieira. E pensava que os poemas eram quadras feitas com estômago satisfeito, por pessoas com jeito para isso, como as saúdes que via fazer de copo levantado e que rimavam. A minha geografia não chegava à capital do distrito (mas estava quase lá).
    A vida é assim: enche-se de pessoas diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aos 13 anos todos pensamos que somos poetas, Bea. Ou não?

      Eliminar
  5. A paisagem é impressionante!
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o mei envolvente um fascínio, Pedro.
      Boa semana. Abraço

      Eliminar
  6. Que linda homenagem a um sítio... não conheço Montserrat, mas ao ler a descrição lembrei o que senti quando visitei Sintra e a Pena pela primeira vez... e estava apaixonada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A comparação com Sintra é muito feliz, Briseis. Mas quando visitei Montserrat pela primeira vez não estava apaixonado :-)

      Eliminar