sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Memórias em vinil (15)

Quem se lembra de Helen Shapiro, uma adolescente britânica  que fez grande sucesso nos anos 60? 
Em 1962, com apenas 16 anos,  consegue chegar ao 1º lugar dos Singles Chart britânicos, com a canção "You don't know". 
O seu primeiro grande sucesso em Portugal surgiu apenas em  1963, quando a música francesa começava a perder adeptos para artistas do outro lado do Canal da Mancha. Foi essa canção  que escolhi para  vos desejar  um belo fim de semana. 
E, claro, a todas as leitoras desejo que sejam Rainhas  por uma Noite. Pelo menos...


Manipulação de Informação é isto (2)

Um consórcio de jornalistas garante ter descoberto um filão noticioso, com epicentro no Panama. Envolvidos no Panama Papers estariam  empresários, políticos, advogados  e ex membros de governos.Também jornalistas. 
Nas duas primeiras semanas,criou-se  um enorme suspense, com toda  a gente à espera da divulgação dos nomes de algumas trutas.
Nunca se veio a saber os nomes, nem se entre eles estaria algum jornalista empresário, mas o silêncio que caiu sobre os Panama Papers criou muitos incómodos e gerou muita desconfiança na opinião pública.Era preciso, imperioso e urgente, oferecer outro osso aos leitores famintos. E assim surgiu o Footbal Leaks. Nada melhor para atrair atenções e fazer esquecer os Panama Papers, do que dar  ao povo um escândalo entre grandes figuras do desporto. O povo largou o osso do Panama e atirou-se, com gula ao Football Leaks.
Missão cumprida!
O Papa Francisco chama a isto coprofilia. E tem toda a razão...

O direito à indignação e a falta de bom senso

A mãe de Ruben Cavaco, o puto de Ponte de Sor que foi para os copos e se meteu em encrencas, está indignada porque o governo não fez sequer um telefonema a inteirar-se do estado do miúdo.
Eu devo esclarecer a mãe do Ruben que também estou indignado. Com ela e com todas as mães que deixam putos de 15 anos ir para os copos e dormir fora de casa, sem se assegurarem da veracidade das petas que os filhos lhes enfiam.
É ainda meu dever prestar outro esclarecimento à mãe indignada: Se as mães de todos os putos de 15 anos que vão à noite para os copos e se metem em encrencas, se indignassem por não receberem um telefonema do governo, estávamos tramados. O OE teria uma rubrica só para telefonar a pais " que têm os melhores e mais responsáveis filhos do mundo, mas metem-se nos copos e  têm azar" e   o governo teria de criar o " Ministério para Tratar dos Assuntos de Pais Irresponsáveis Indignados".
Já há demasiada gente a colher os frutos dos meus impostos, dispenso bem mais um ministério para resolver  problemas de pais que se demitem de educar os filhos, ou simplesmente não têm coragem para lhes dizer não.

O Papa, as fezes e os roubos

O Papa Francisco comparou os meios de comunicação social que divulgam notícias falsas, ou escândalos, a pessoas sexualmente atraídas por fezes.
Eu não tenho dúvida que a maioria dos órgãos de comunicação social está hoje transformada em gigantescas latrinas que empregam pessoas que padecem de coprofilia mas, no que concerne a Portugal,  essa acusação deve alargar-se aos dirigentes daquele partido laranjada que, de tão obstinados pelas  privatizações,  fedem que  tresandam.
Já a insistência em tentar, por todos os meios, destruir a credibilidade da CGD para a privatizar, não é um problema de coprofilia, mas sim de cleptomania.