quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A petição

Corre por aí uma petição contra Trump, onde se pede que seja impedido de tomar posse do lugar para que foi eleito.
Não faço a mínima ideia onde essa petição teve origem, mas conheço muitas portuguesas e portugueses que a assinaram. Uma amiga insistiu comigo para que eu também assinasse e, perante a minha recusa, inconformada, disse:
- Se ao menos me desses uma boa razão, ainda podia compreender.
Foi então que, com toda a calma e paciência do mundo, perguntei:
- És americana?
- Que raio de pergunta mais parva. Sabes bem que não. Mas o que é que isso tem a ver?
- Tudo. Eu não assino porque não sou americano. Se me insurjo quando o Belzebu se intromete na vida dos portugueses, tendo inclusive o desplante de dizer que o governo anterior é que era bom e este é um desastre, não tenho direito de protestar contra a eleição de um tipo de que não gosto, mas em quem não pude votar e  foi democraticamente escolhido pelo seu povo.
A minha amiga não gostou da resposta, mas eu também não gosto de ver pessoas acusarem o Schaueble de se intrometer na nossa política e, logo de seguida, correrem a assinar uma petição a pedir que o homem escolhido pelo seu povo para dirigir os destinos do seu país, seja impedido de exercer o cargo. Parece-me muito pouco democrático e nada tolerante.

Da (in)Tolerância



Ontem foi o Dia Internacional da Tolerância. Face à muita intolerância que anda no ar, pareceu-me oportuno recuperar este post de 2009, em que respondi ao desafio da minha querida amiga Teresa.
Mandavam as regras que respondesse SINCERAMENTE a três questões:

Aqui fica a primeira
P-O que significa ser TOLERANTE?
R: Significa respeitar os outros e admitir que a sua forma de pensar ou agir, embora possa ferir os nossos valores, não é obrigatoriamente errada. Significa dialogar com o outro e aceitar o relativismo cultural.
Quem quiser ler as restantes respostas, é favor  seguir o link
Se alguém pretender  participar, com as suas respostas, pode fazê-lo no seu blog e comunicar-me na caixa de comentários.
Amanhã, divulgarei os nomes dos participantes e dos blogs onde podem encontrar as respostas.