domingo, 6 de novembro de 2016

Bibó Porto (74)



É provável que a maioria dos leitores, ao ver esta foto identifique o local onde foi tirada, mas não saiba quem é o homem que aqui está. Passo, por isso, às apresentações
Este SENHOR é jornalista, chama-se Germano Silva e está aqui porque é uma das pessoas mais apaixonadas pelo Porto que alguma vez conheci. 
Só que o Germano não é apenas um apaixonado pela cidade. É também um conhecedor profundo da sua história e de cada uma das suas pedras. Tive a felicidade de conhecer o Germano há muitos anos, ainda ele era um jovem, mas já nessa altura aprendi muito com ele, Foi por causa dele que decidi iniciar esta rubrica, interrompida em Junho, mas que hoje regressa com a evocação de uma figura incontornável da cidade. 
Atrevo-me a dizer que quem não conhece o Germano, nunca leu as suas crónicas,  ou os seus livros, não conhece o Porto, mesmo que viva na cidade. 
Foi por isso, da mais elementar justiça, o título de Doutor Honoris Causa que lhe foi atribuído, na passada quinta feira, pela Universidade do Porto. 
Ele não precisava do título para ser considerado um dos mais importantes historiadores da cidade, mas a distinção fica-lhe tão bem!
Diz quem lá esteve que o Germano estava feliz, Como sempre está quando fala do Porto. E eu, que gostava de ter estado presente para lhe dar um abraço, também partilho um poucochinho da sua felicidade.
Obrigado, Germano!