domingo, 12 de junho de 2016

Muito mais do que uma exposição...




Se não gostou da sugestão de  fim de semana que lhe dei aqui, hoje faço outra talvez mais consensual e que tem a vantagem de também servir para dias de chuva. Prepare-se, porque a notícia merece fartíssimos aplausos e Oh(s)! de espanto e saudade: a partir de Setembro, vai poder encontrar novamente nas lojas, os brinquedos da Majora.
Entre os muitos regressos já anunciados pela Majora ( quem não se lembra do Jogo da Glória?) destaquei o Sabichão, percursor do Trivial Pursuit, o jogo de sociedade que mudou as noites de muitas famílias  europeias na segunda metade da década de 80. Atenta à evolução dos tempos, a Majora vai também entrar em força nos jogos digitais, especialmente para smartphone. Mas isso é outra história, que não tem tanta piada...
Hoje, limito-me a sugerir  que aproveite o fim de semana para uma ida ao Amoreiras. Lá pode ver a exposição de brinquedos da Majora que fizeram as delícias dos jovens da minha geração. Que tal levar os filhos e/ou netos e explicar-lhes como eram as brincadeiras de pais e avós, num tempo em que não havia computadores, nem telemóveis, nem internet  e a televisão só tinha um ou dois canais?
Os jogos de tabuleiro eram as redes sociais do meu tempo e, à sua volta, descobríamos o carácter dos nossos parceiros, pelas reacções que tinham enquanto jogadores.
Mais do que uma exposição, o que nos é oferecido pela Majora é uma viagem ao passado.