quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Aleppo



Qualquer pessoa fica impressionada e emocionada quando vê imagens de Aleppo. Eu não sou excepção,  mas devo acrescentar que também fico irado quando leio, vejo ou oiço as notícias. Os media resumem tudo a uma luta entre russos e sírios ( do lado dos maus) e a Europa e os EUA ( do lado dos bons).
Desde o princípio se percebe que a história está muito mal contada e é mais um exemplo de manipulação e intoxicação informativa.
Desde 2015 que a irmã Guadalupe  denuncia em todo o mundo essa manipulação mas em Portugal  só no mês passado, quando a irmã argentina veio a Lisboa, começou a circular um vídeo com o seu testemunho. Vários jornais a entrevistaram e deram destaque às suas palavras, que provam que andamos a ser enganados, mas a intoxicação continua e as imagens que todos os dias vemos de Aleppo vêm sempre acompanhadas de críticas à actuação da Rússia.
Não vou aqui defender Putin, obviamente, mas indigno-me contra a visão errada dos factos que os media ocidentais transmitem aos povos. Estão a deturpar a História.
Felizmente, ainda há media que não se resignam com um mundo a preto e branco que nos é vendido diariamente. Denunciam a manipulação e procuram mostrar a verdade e as razões de cada um dos lados.

2 comentários:

  1. Afinal a Síria tinha sido, de facto, invadida. É o próprio Washington Post
    https://www.washingtonpost.com/world/endgame-in-aleppo-the-most-decisive-battle-yet-in-syrias-war/2016/12/13/eff36c3a-c16c-11e6-92e8-c07f4f671da4_story.html?utm_term=.031e5cf730e6
    que o admite: «When Syrian rebels surged into Aleppo in the summer of 2012…»

    ResponderEliminar
  2. Conhecia o relato na primeira pessoa.
    E é impressionante :(

    ResponderEliminar