quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Da (in)Tolerância



Ontem foi o Dia Internacional da Tolerância. Face à muita intolerância que anda no ar, pareceu-me oportuno recuperar este post de 2009, em que respondi ao desafio da minha querida amiga Teresa.
Mandavam as regras que respondesse SINCERAMENTE a três questões:

Aqui fica a primeira
P-O que significa ser TOLERANTE?
R: Significa respeitar os outros e admitir que a sua forma de pensar ou agir, embora possa ferir os nossos valores, não é obrigatoriamente errada. Significa dialogar com o outro e aceitar o relativismo cultural.
Quem quiser ler as restantes respostas, é favor  seguir o link
Se alguém pretender  participar, com as suas respostas, pode fazê-lo no seu blog e comunicar-me na caixa de comentários.
Amanhã, divulgarei os nomes dos participantes e dos blogs onde podem encontrar as respostas.

5 comentários:

  1. ah, ah, ah...então podemos apenas comunicar-lhe na caixa de comentários? Olha esta!...e por que nao podemos aqui mesmo comentar, se acaso tivermos acrescentos. Está-me a parecer um pouco intolerante:)
    Por acaso até já escrevi sobre a tolerância à portuguesa. Mas nem sei onde. O certo é que escrevi. A tolerância portuguesa - e nem sei se também noutros países e continentes - não é aceitação; para a maioria de nós tolerar é deixar que existam; desde que o façam sem mistura ou incómodo para nós. Ou seja, não perseguimos, mas também não aceitamos.

    ResponderEliminar
  2. "Tolerância é um termo que vem do latim "tolerare" que significa "suportar", "aceitar". A tolerância é o ato de indulgência perante algo que não se quer ou que não se pode impedir."

    O mwu conceito de "tolerância" mudou muito nos últimos tempos.

    Quero participar com a minha resposta, Carlos, mas só posso fazê-lo na próxima semana, porque estou com um pé fora de casa a partir de amanhã.

    Beijinho da amiga que não quer nadar na onda da suposta tolerância.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,
    ...Peço desculpa pela inoportunidade, mas venho aqui para lhe dizer que fiz um cartaz com o seu depoimento de ex-fumador. Assinalamos o dia do não-fumador com o seu post de 27 de outubro. Gostei dele, transcrevi-o, e está afixado à entrada da biblioteca da minha escola. Tirei duas fotografias e quero mandar-lhas. Para Onde?
    Paulo Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Paulo
      Obrigado por se ter lembrado de mim. Pode enviar para o meu mail? Muito obrigado pela sua amabilidade.

      Eliminar
  4. A tolerância é, por exemplo, não fazer circular a petição a que se refere o post anterior.

    ResponderEliminar