terça-feira, 9 de agosto de 2016

Those were the days (5)



No Verão de 1946, os olhares masculinos fixam-se avidamente nas areias das praias mediterrânicas. A culpa é do  engenheiro francês Louis Réard, criador do  biquini.
Os efeitos secundários deste ousado fato de banho, no universo masculino, limitam-se a alguns torcicolos e devaneios nocturnos, mas  no Vaticano  e nos padrões morais vigentes, os efeitos foram idênticos aos provocados pelos ensaios atómicos dos americanos no atol de bikini,  realizados em Junho desse ano.
O Vaticano considera o  biquini pecado, as autoridades espanholas e italianas proíbem as mulheres de se apresentarem na praia assim despidas, em França a ousadíssima ( para a época) Brigitte Bardot só em 1955 teria coragem de o usar pela primeira vez  e em Portugal, só 20 nos mais tarde as mulheres começaram a  ousar aparecer na praia  com  discretos biquinis que  hoje são considerados peças de museu.
Os jihadistas só estão um pouco mais atrasados do que os europeus.

13 comentários:

  1. O Carlos esqueceu-se de mencionar os OLHARES LÉSBICOS.

    ResponderEliminar
  2. A Teresa disse o que eu estava a pensar dizer.

    ResponderEliminar
  3. Só em 1975 é que as mulheres começaram a usar bikini em Portugal? Hummm... não terá sido muito antes, mas foi antes de certeza! ;)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que foi antes de 75, Teté. Pelas minhas contas foi em meados dos anos 60. Os 20 anoss que refiro no post, contam-se a partir de 46. Mea culpa, porque o texto está mal redigido e presta-se a confusões.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Só os vi em 1960, quando o Algarve começou a ser visitado por raros turistas ingleses...
    Beijinho.
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também localizo a entrada do biquini em Portugal por essa data, mas só em estrangeiras. As portuguesas só em meados ds anos 60 ousaram. Beijinho

      Eliminar
  5. Carlos, na primeira metade da década de sessenta, já se viam alguns bikinis na praia. Curiosamente, menos 'ousados' do que esse que a jovem usa na imagem, que presumo seja o modelo original.

    Dias estranhos aqueles...:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já disse à Teté, o texto está mal redigido e presta-se a confusões. Lembro-me de ver portuguesas (poucas) e estrangeiras ( muitas) de biquini nos anos 60 mas, quando a minha amiga Petra W apareceu de biquini em Ofir em 1966, foi um escândalo tão grande que ela se sentiu vexada pelos tugas.

      Eliminar
  6. Em relação ao catolicismo os árabes ainda têm um atraso de 570 anos. portanto não devemos dizer que eles são selvagens.
    Muito antes de 1975 usei biquíni, monoquíni e pratiquei nudismo. o biquíni mais lindo que tive comprei-o no El Corte Inglês de Madrid. Deve saber que em relação a liberdades, no Brasil ainda é proibido o monoquíni.

    ResponderEliminar
  7. se o atraso civilizacional se resumisse ao biquíni...

    ResponderEliminar
  8. E pensar que se passou daqui, do pecado, para o mono, para o fio dental.
    O que virá a seguir??

    ResponderEliminar