terça-feira, 12 de julho de 2016

Sushi? Alli(há)gato





Há uns anos a ASAE, num  momento infeliz, decidiu fazer uma investida contra os restaurantes chineses. Logo na altura alertei para o facto de haver muitos restaurantes portugueses que trabalhavam em condições de higiene mais deploráveis  do que muitos chineses e uma reportagem da RTP, dias depois, viria confirmar as minhas palavras.
A verdade é que na sequência desta bem intencionada, mas mal pensada, acção da ASAE, muitos restaurantes chineses foram obrigados a encerrar, porque os portugueses começaram a evitar a comida chinesa.
Anos mais tarde, alguém se lembrou que a comida japonesa é que era boa. Primeiro timidamente, depois em força e desordenadamente, começaram a abrir restaurantes japoneses por toda a parte. Alguns ocuparam mesmo o lugar de restaurantes chineses. Com a particularidade de os proprietários de alguns destes restaurantes japoneses, que viraram moda gastronómica na Tugalândia, serem os mesmos chineses que viram os seus restaurantes encerrados pela ASAE.
Nem imaginam o que me ri há dias com um amigo chinês, proprietário de um desses restaurantes...

11 comentários:

  1. Atrevo-me a dizer: muito bem feito!

    ResponderEliminar
  2. Adoro sushi, preferivelmente num restaurante ... controlado!!

    Imagino o desaire... : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa rua fica um pouco distante da minha casa.

      Os restaurantes que melhor sushi servem (na minha opinião) e os meus favoritos, são o K & B Sushi e o Spoon and Fork, ambos na The Queensway, no bairro de Etobicoke, em Toronto.

      Eliminar
    2. Fica na continuação. Está entre a velha Toronto e Mississauga, que foi contruída quase toda por portugueses. Nos restaurantes chineses o que eu mais gostava era de abrir, no final, a minha conchinha. Peixe cru nunca comi e recuso-me a comer. O meu organismo não tem defesas para isso.

      Eliminar
    3. Agora ainda me ri porque me lembrei da maneira como muitos portugueses aí, pedem a faca e os outros ficam a olhar...imagine se o restaurante se chamasse "faca e garfo"

      Eliminar
  3. Gosto de comida chinesa, em especial, dos crépes e dos patos...
    Felizmente, o meu restaurante habitual é da maior confiança.
    Há dias jantei na marina e notei que o molho agridoce escuro
    era pré-preparado...
    Com o sushi, é preciso um cuidado redobrado, visto o peixe
    ser cru, mas ter que passar por um tratamento que mate as bactérias.
    Todo o cuidado é importante, acredite.
    Esse chinoca deve ter aprendido a lição.

    Boas férias e boas petiscadas.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sashimi é que é confecionado com peixe cru. O sushi, não.

      Eliminar
  4. Carlos, não sabia que tinha amigos "chinocas". Ah, esquecia-me que esteve em Macau. Por isso tem obrigação de estar bem na vida. Sorte boa!:)

    ResponderEliminar
  5. A Sushi é a cadela da minha vizinha. Recuso-me, por enquanto a comer peixe crú. E até pode ser que seja para sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bea, gente fina é outra coisa! Então não lhe disseram que basta ser escaldado para eliminar as bactérias e se calhar até o chumbo, que costuma ficar no fundo da panela.

      A sua vizinha teve boa ideia, ao pôr um nome com a vogal "i" que, dizem os entendidos, não sei se foi Pavlov, mais entra no ouvido dos animais. Há cerca de 15 dias foi abandonado mais um recém desmamado e esquelético felino aqui no meu quintal, porque sabem que eu não abandono nada nem ninguém. Como não sei ainda qual é o género, comecei por chamá-lo de "TiTO" em honra a um grande negociador e unificar. Se não crescer nenhum apêndice ficará "Tita".

      Eliminar