segunda-feira, 6 de junho de 2016

Não, não são os únicos!....




Este casal tirou uma foto com Passos Coelho, tratou-o durante toda a noite por primeiro ministro, sem que tivesse sido desmentido e só no dia seguinte, depois de publicar a foto nas redes sociais, o casal foi informado pelos leitores e fãs que Pedro Passos Coelho já não era o inquilino de S. Bento.
Isto não seria nada importante, não se desse o caso de este casal - de que nunca tinha ouvido falar, mas deve pertencer ao jet seis e meio- não ser o único a pensar que Passos ainda é pm. E se isto é assim em Lisboa, imaginem como será no interior do país. Recuo a 1974/75/76, recordo as campanhas de dinamização cultural, ou as acções de educação de adultos em que participei no interior profundo, e lembro-me de muitas pessoas que olhavam para mim com desconfiança quando lhes dizia que Salazar já não era presidente do conselho, porque tinha caído de uma cadeira nos anos 60, já tinha  morrido e que tinha havido uma revolução para restaurar a democracia em Portugal. O casal Lorenzo/Pedro- que presumo viva em Lisboa-  é a prova de que, em termos de consciência cívica e política, o país mudou muito pouco nos últimos 40 anos.
Quanto ao silêncio de Passos Coelho, já me parece mais grave. Não por ele não ter esclarecido que já não era pm, mas por eu suspeitar que ele acredita que ainda é.

10 comentários:

  1. Salazar não morreu na década de sessenta mas sim em Agosto de setenta do século passado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem (quase) toda a razão, Manuel. Morreu no dia 27 de Julho de 1970, eu estava a estudar em Londres e nunca mais esquecerei esse dia, por causa de um episódio que já aqui contei.

      Eliminar
  2. Também eu acredito que sou a Angela Merkel. E que vou à Turquia acabar de vez com o sultão.

    A minha filha mais velha ama Cascais e acredita no António Costa.

    O mundo é uma gaiola de loucos, Carlos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está um caso em que não se pode dizer tal mãe, tal filha, Teresa. Folgo muito em saber que a sua filha é uma pessoa sensata e de bom gosto :-)

      Eliminar
    2. Felizmente que os meus filhos não são como a mãe.

      Eliminar
  3. Se bem se lembra Carlos, até o Costa se enganou e teve dificuldade na Assembleia da Républica :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me lembrei da dificuldade do Dr. Costa na Assembleia da Républica, papoila, uma das muitas das dificuldadedes...

      Eliminar
  4. Não era o Salazar que ainda acreditava que era Presidente do Conselho e recebia os (Ex-)Ministros a despacho no Hospital? Será que a queda de Passos Coelho da cadeira não foi tão metafórica quanto isso? Ai, ai, Costa, seu malandro, não sabe que é feio andar a serrar as pernas às cadeiras dos outros?

    ResponderEliminar
  5. Carlos, cuidado com o que afirma. Não diga que o interior é ignorante se não fica tramado.
    Mas diga-se de passagem que o láparo tudo tem feito para que assim continuem a pensar. Além de voltar a inaugurar uma escola que já tinha sido inaugurada há três anos. Anda numa roda viva mas não sei porquê. Ainda hoje foi visitar IPSS no norte, desenvolvido.
    cascais já não é dos portugueses. Até os fornais da Autarquia são também publicadas em inglês, além da promoção do seu saloio presidente, cuja família um dia aterrou em São Domingos de Rana, porque havia muita terra para ocupar clandestinamente. Ainda dizem que Portugal não é um país de oportunidades.

    ResponderEliminar
  6. The Lunatics Have Taken Over the Asylum

    ResponderEliminar