sábado, 23 de janeiro de 2016

Bibó Porto (60)



Estava tentado a apostar que se perguntasse aos meus leitores como se chama  esta praça, 90 por cento não acertariam na resposta. Incluindo alguns leitores do Porto, onde esta praça está localizada. No meu tempo, a Praça Lisboa era um terminal de camionagem quase infrequentável e pouco mais. Uma intervenção urbanística concluída há cerca de dois ou três anos, transformou a Praça de Lisboa no muito aprazível Passeio dos Clérigos, onde há restaurantes, lojas, espaços verdes que convidam ao lazer e, mesmo em frente, a famosíssima Livraria Lello.  
Localizado mesmo junto à Universidade e à movida nocturna que tem atraído muitos turistas ao Porto nos fins de semana, o Passeio dos Clérigos é hoje em dia um local de passagem obrigatória dos turistas e, dali, partem alguns circuitos turísticos  de tuk tuk. E não só...

4 comentários:

  1. Junto à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, muito perto do "Piolho" e da antiga cadeia, onde o nosso Camilo cumpriu pena.

    Sabe que agora se paga para entrar no livraria Lello?

    Viva a "nossa" cidade, Carlos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sei, Ematejoca. Mas é só um pagamento simbólico, porque pode ser revertido na compra de um livro

      Eliminar
  2. Passei lá no Verão mas não sabia o nome.
    xx

    ResponderEliminar
  3. è um local que frequento sempre que vou ao Porto, por várias razões.Antigamente , foi um mercado a céu aberto . Posteriormente , meu pai , quando lá iamos, estacionava na praça Lisboa . Agora tem um comércio muito bom , sapataria , pronto a vestir , a minha cabeleireira , a livraria Lelo , a Casa portuguesa da Catarina Portas, o Piolho, a feira de minerais no ultimo fim de semana de maio na Fac. de Ciências etc. Só não conheço a "movida" da Cândido dos Reis ou Conde de Vizela. Em contrapartida , gosto dos mercadinhos de rua aos sábados, naquela zona.
    M.A.A.

    ResponderEliminar