João Gouveia faltou ontem ao debate instrutório do caso Meco.Como os meninos da escola primária, apanhados a fazer uma asneira, mandou o pai.
Aos jornalistas, garantiu que o filho não foi para não enfrentar os pais das vítimas, porque estava farto de ser insultado.
O silêncio do dux João Gouveia não é muito diferente do de Cavaco no caso BES. O PR também diz que não tem nada a dizer sobre as reuniões com Ricardo Salgado, porque as audiências presidenciais são sigilosas.
O erro de ambos é pensarem que estão acima de qualquer suspeita e não têm obrigação de falar. João Gouveia é acusado de ser co-responsável pela morte de sete colegas da Universidade Lusófona. Acredito na sua verdade mas, se não tem qualquer responsabilidade, o seu silêncio é incompreensível.
Cavaco é acusado pela opinião pública de ter enganado centenas de portugueses que acreditaram nas suas declarações sobre a segurança do BES. Escuda-se na mentira, dizendo que nunca falou sobre o BES. Mais valia ter-se remetido ao silêncio como João Gouveia. Os portugueses continuariam a criticá-lo mas- apesar de saberem que Cavaco jurou falso quando jurou cumprir a Constituição- não tinham argumentos para lhe chamar aldrabão no caso do BES. Continuariam a pensar, simplesmente, que Cavaco é um acto falhado.