domingo, 8 de fevereiro de 2015

Bibó Porto (36)



A minha escolha desta semana foi inspirada neste post. 
O Café Ãncora d'Ouro, mais conhecido como "O Piolho", foi fundado em 1909 mas, passado mais de um século, continua a ser um café  emblemático da cidade.
Localizado junto à Praça dos Leões ( na Praça Parada Leitão), em pleno centro universitário "o Piolho"  recebeu gerações sucessivas de estudantes que por ali aparavam para conversar, namoriscar, beber um "fino" e até, para estudar.
Nas suas cadeiras muitas figuras conhecidas da vida portuense e nacional puíram as calças entre aulas ou depois delas.
Recentemente remodelado e com uma esplanada que protege os clientes das intempéries, o "Piolho" é ainda hoje um local frequentado por muitos estudantes, mas não só. Principalmente desde que a movida nocturna do Porto ganhou fama internacional,  passou a ser ponto de encontro para início de noites de folia. Mas também  pode fazer refeições ligeiras, com especial destaque para o "prego no prato" e a  "Francesinha".



Interior e esplanada  do "Piolho"



6 comentários:

  1. Santo Deus,como se amou e sonhou neste espaço mítico e arrebatador da Mui Nobre e Invicta Cidade do PORTO!!!

    Bibó Porto Carago!

    Sempre!

    Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Devia ter publicado este post por esta altura no ano passado, Carlos.
    Não perde pela demora.
    Numa próxima visita a Portugal, tou lá!

    ResponderEliminar
  3. INFELIZMENTE O MEU PIOLHO foi recentemente remodelado com uma esplanada que é igual a muitas outras esplanadas espalhadas pela cidade invicta, deixando assim de ser o espaço mítico da minha juventude.

    E da "Francesinha" também não gosto mesmo nada.

    ResponderEliminar
  4. Quanto à esplanada, concordo totalmente consigo, Teresa. Também fiquei decepcionado quando a vi. Já sobre a Francesinha não me posso pronunciar, porque nunca a comi lá.
    De qq modo, o Piolho continua a ser um lugar emblemático da cidade, não leh parece, Teresa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que o Piolho continua a ser um lugar emblemático da cidade, Carlos, que frequento quando me encontro na cidade invicta.

      O meu marido gostava de tomar o seu café duplo na esplanada.

      Nunca comi lá uma Francesinha. Não gosto de Francesinhas. Mas como diz a Ema "Tu nunca gostas de nada".

      Eliminar
  5. Eu fico estupefacto, pois a solução para a esplanada tal como está é agressiva e nada tem a ver com a envolvente e a "patine" do café.

    ResponderEliminar