quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Uma boa notícia

O PS está a cometer um erro

Concordei com todas as propostas de alteração ao OE 2015 apresentadas pelo PS, excepto uma: a redução da taxa do IVA da restauração e hotelaria para 13%. 
A descida do IVA  não vai fazer baixar os preços, como já admitiu o presidente da AREHSP. Nem vai contribuir para criar emprego. Logo, não há benefício para os consumidores, nem uma redução da taxa de desemprego por essa via. Os únicos beneficiados serão, por isso, os empresários do sector.
Comprendo a lógica da proposta, mas  refuto a oportunidade. Quando o PS for governo, a perda desta receita vai ter de ser compensada de outra forma.
O governo cometeu um erro crasso quando aumentou o IVA, mas não será com a redução da taxa que o erro pode ser corrigido. Há que encontrar alternativas mais eficazes, com efeitos benéficos para os consumidores e para a economia.


A justiça funciona?

Esta é a pergunta que tem sido feita até à exaustão  nos últimos dias. Penso que está mal formulada. A pergunta correcta seria:
A justiça está a funcionar bem?
A resposta óbvia é NÃO.Porque é lenta e não comunica com os cidadãos, permitindo que formulações de culpabilidade e inocência sejam plasmadas todos os dias nos jornais, levando a opinião pública a condenar ou ilibar réus de acordo com as tendências ideológicas dos órgãos de comunicação social.
Para funcionar bem, a justiça tem de ser célere e preservar os direitos dos arguidos, impedindo a sua condenação em raça pública.
E isto nada tem a ver com a detenção de Sócrates. Ou melhor: não tem apenas a ver com a detenção de Sócrates.