domingo, 5 de outubro de 2014

Cavaco continua com mau hálito

Não ouvi o discurso de Cavaco em directo, mas dos excertos que ouvi nos noticiários da noite, houve uma frase que me ficou no ouvido:
" Lutámos pela democracia antes e depois do 25 de Abril"
Cada um luta com as armas que tem. Depois do 25 de Abril, lutou pela democracia recusando fazer debates com os partidos da oposição.
Antes lutou assinando uma declaração a dizer que se sentia perfeitamente integrado no Estado Novo.
Morais Sarmento tem razão. Quando Cavaco fala sentimos um mau hálito político. 

Aqueles deviam ser dias felizes...


Bons tempos em que era um prazer  tomar remédios. Nessa altura, as farmácias chamavam-se, muito apropriadamente, drogarias. 



Um frasco de heroína da Bayer. Entre 1890 a 1910 a heroína era divulgada
             como um substituto não viciante da morfina e um remédio contra tosse para crianças.



O vinho de coca da Metcalf era um de uma grande quantidade de vinhos que continham coca disponíveis no mercado. Todos afirmavam que tinham efeitos medicinais, mas indubitavelmente eram consumidos pelo seu valor "recreador" também
Este vinho de coca foi fabricado pela Maltine Manufacturing Company de Nova York. A dosagem indicada dizia: "Uma taça cheia junto com, ou imediatamente após, as refeições. Crianças em proporção.". Depois, um idiota qualquer inventou a Ovomaltine e estragou tudo!

O vinho de coca da Metcalf era um de uma grande quantidade de vinhos que continham coca disponíveis no mercado. Todos afirmavam que tinham efeitos medicinais, mas indubitavelmente eram consumidos pelo seu valor "recreador" também

Este National Vaporizer Vapor-OL era indicado "Para asma e outras afecções espasmódicas"
O líquido volátil era colocado numa panela e aquecido por um lampião de querosene. 



Acha que a nossa vida moderna é confortável? 
Antigamente para aquietar bebés recém-nascidos não era necessário um grande esforço dos pais, mas sim, ópio.  Este frasco de paregórico (sedativo) da Stickney and Poor era uma mistura de ópio e de álcool que era distribuída do mesmo modo que os temperos pelos quais a empresa era conhecida.  "Dose – [Para crianças com] cinco dias, 3 gotas. Duas semanas, 8 gotas. Cinco anos, 25 gotas. Adultos, uma colher cheia."
O produto era muito potente, e continha 46% de álcool.

Le premier bonheur du jour

Tenham um bom domingo.
Mas cuidado a atravessar as passadeiras...