sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Bibó Porto (19) E mai'nada!




Neste video está resumido e muito  bem explicadinho o espírito e a identidade do Porto. E ponto! 


Aviso muito importante!

Desde Janeiro que o nascimento era esperado com expectativa. O parto foi difícil, mas tudo correu bem e o resultado admirável, como poderão confirmar pela fotografia
Acaba de (re)nascer o Cirandando e a Ariel lança, logo no primeiro post, um desafio: "Vamos a eles!"
Por mim, já aceitei o desafio. 

Ó Crato! O Ministério da Educação não é a Casa da Irene...

Nuno Crato deu o dito por não dito e deu ordem aos directores das escolas para comunicarem aos professores que as suas colocações foram anuladas.
Conclusão: cerca de 900 professores, que já estavam a dar aulas, correm o risco de ter de mudar de escola e, pior ainda, 150 correm o risco  de ficar sem colocação, embora Crato tivesse dado a garantia de que os professores já colocados não seriam prejudicados.
O ministro da educação trata os professores com  arrogância e indiferença." Se não tiverem a sorte de entrar noutras fases do concurso, Crato "promete"  ( as promessas de Crato e de outros membros do governo são lixo, como se sabe e ficou bem explícito em todo este processo) analisar as situações caso a caso
Mas não serão apenas  os professores a sair prejudicados. Também milhares de alunos correm o risco de ficar sem aulas até que sejam colocados novos professores.
A balbúrdia nas escolas parece não ter fim, mas Nuno Crato diz que nunca um ano lectivo começou tão bem. 
O coiso continua a dormir umas sonecas. E o Coelho, está a comemorar o Dia do Animal.



Dia do Animal


As espécies protegidas deveriam ser alvo de maior atenção por parte do ministério do ambiente
Comemora-se, amanhã, o  Dia do Animal.
Um dia excelente para lembrar que  há mais animais  para além  de cães, gatos, o periquito na gaiola e o coelho  no arroz. 
Não sei se o governo prevê o anúncio de alguma medida alusiva à data ( para além da já anunciada entrada em vigor da Lei  que pune os maus tratos sobre animais).
Sei, outrossim, que cães e gatos são os privilegiados do reino animal e por isso sobre eles recairá, amanhã, a maioria das atenções. 
Não se comemorndo amanhã o Dia do Animal Doméstico, mas sim de todos os animais, penso que seria o dia ideal para lembrar as espécies de animais que  estão ameaçadas de extinção.
Todos os dias desaparecem dezenas de espécies, vítimas do efeito predador do bicho homem, mas isso não faz perder um segundo de tempo a ninguém. 
Gostaria de ver, amanhã, alertas sérios e medidas rigorosas que punam quem  transporta animais em condições degradantes, violando a legislação em vigor.
Fosse eu ingénuo e acreditaria que, de uma vez por todas, seriam proibidos os testes de laboratório com animais para produção de cosméticos e as marcas prevaricadoras seriam banidas do mercado. 
Em vez disso, vou ver cães e gatos ridiculamente vestidos e associações, à porta dos supermercados,  a pedir  comida para animais. Os supermercados agradecem, mas não me parece uma boa ideia.
Eu adoro bichos-e não só os domésticos- mas acho que num país em crise, pedir comida para animais é um insulto a quem vai a um supermercado com o dinheiro contado para comprar um pacote de leite e meia dúzia de carcaças!