segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Espero que esteja a dormir...

Espero que o silêncio do homem que nunca se engana, mas enganou milhares de portugueses, se deva ao facto de estar a dormir.
É que se a causa for outra, é razão para estarmos muito preocupados. Todos sabemos que quando uma criança irrequieta fica muito tempo em silêncio, é porque está a fazer asneira, ou a tramar uma sacanice. Dizem os especialistas que alguns velhos, depois de serem visitados pelo tio alemão,  passam a comportar-se como crianças.
É preferível, por isso, que esteja a dormir. E não o acordem, por favor. 

Peace and Love


Um número indeterminado de pessoas terá pensado que seria uma boa ideia ouvir música durante o fim de semana ao ar livre e à borla. Como são pessoas generosas  e gregárias quiseram partilhar a audição com mais pessoas, pelo que anunciaram a iniciativa através das redes sociais e por SMS.
O local escolhido- a barragem de Odivelas- era aprazível e, para estes amantes da Natureza, o facto de o terreno escolhido estar dentro da Reserva Ecológica Nacional ainda tornava o evento mais apetecível.
Cerca de 3000 pessoas dos mais variados escalões etários, vinda de vários pontos da Europa, aceitaram o convite e na sexta-feira compareceram  no local, cheios de Paz e Amor para curtir a música.

Barragem de Odivelas
É certo que a zona escolhida está interdita à circulação de viaturas e não é suposto que a poluição sonora seja permitida numa REN, mas alguém deverá ter pensado que se tratava  de um PIN ( Projecto de Interesse Nacional) , pelo que as centenas de caravanas que afluíram ao local o fizeram  com o desrespeito pela Natureza, próprio dos grandes empreendedores turísticos. O volume de som , por sua vez, não só  desrespeitava o direito das aves e restante fauna ao repouso, como se tornou demasiado intrusivo para populações que vivem a alguns quilómetros de distância do paradisíaco local.  Várias queixas foram apresentadas à GNR que se deslocou ao local no intuito de convidar os jovens a  retirarem-se. Debalde! O pessoal estava numa boa e indisponível para acatar a sugestão da GNR.
Como pude testemunhar, através de declarações de alguns jovens portugueses às televisões eles estavam ali apenas a curtir música e a única coisa que lhes interessa é Paz e Amor, man! Nem sequer se aperceberam dachegada da polícia. 
Vai daí, quando a GNR – cumprindo o seu dever- desligou e apreendeu a aparelhagem de som, alguns participantes menos sensíveis  à mensagem de Paz e Amor, começaram a apedrejar as viaturas da GNR e a lançar garrafas contra os agentes da autoridade. Consta que foi disparado um tiro para o ar. Uma viatura da GNR terá sido - segundo alguns relatos atingida por um tiro de calibre 22. 
Foto: Público
Felizmente, a maioria dos participantes terá respeitado a mensagem do Peace and Love e retirou ordeiramente, o que provocou muita consternação entre alguns “dealers”, que assim perderam uma boa oportunidade de negócio.



Tudo terminou em bem.  Para além de algumas escoriações nos agentes, que foram assistidos no hospital de Beja, há a registar ferimentos graves na Natureza, conspurcada por toneladas de lixo que se acumularam durante o festim. No entanto, não apresentou queixa às autoridades. Apresentará uma reclamação mais tarde. Quiçá, no próximo Inverno. 

Não havia necessidade...

Hugo Soares fez figura de parvo com a  carta que escreveu a Maria de Belém a pedir bom senso , mas Seguro bem podia ter evitado esta humilhação ao PS.
Um  partido que anda a engonhar durante três meses para escolher um candidato, sujeita-se...

Ora responda lá, senhor primeiro-ministro!

Ano passado recusou responder aos jornalistas a uma questão palpitante.
Agora, terminadas as férias, volto a fazer-lhe a pergunta:
- Pediu recibo à senhoria que lhe arrendou a casa para férias, ou ela "emprestou-lha"?