sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Bibó Porto (13): Reloj no marcas las horas?






Na esquina das Ruas de Santa Catarina e Passos Manuel, fica o edifício Palladium. Ali funcionou, em tempos, um café muito frequentado, especialmente  pelos amantes de bilhar e snooker. 
Com a erosão do tempo e o advento da sociedade de consumo, o café fechou e deu lugar a uma espécie de de centro comercial com o nome de Galerias Palladium.
Raras vezes entrei no café e não me lembro de alguma vez ter visitado as galerias. No entanto, principalmente em miúdo, ficava muitas vezes especado a olhar para o edifício. Não pela sua beleza arquitetónica, mas por causa do relógio carrilhão que, a cada três horas, fazia desfilar as figuras de  Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco,Infante D. Henrique e S. João, anunciando a hora exacta..
Não sei se continua a funcionar, por isso, deixo-vos aqui um video colocado no You tube por José Couto, onde podem assistir ao espectáculo durante cinco minutos.

Curto e grosso

Hoje há palhaços. E muita gente a bater palmas.

Obrigado pela lição!

Eu já sabia que o direito era uma ciência muito subjectiva. Os juízes do TC ensinaram-me que também pode ser muito cínica e facilmente ajustáveis,consoante as circunstancias. Na verdade eu já devia saber, porque um ladrão de gravata pode roubar o que lhe apetecer sem ir para a cadeia,mas se um sem abrigo roubar comida, porque tem fome, e logo preso,para aprender a comportar-se. Como diria o outro... E a vida!