quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Toma lá que é democrático!

Escusam de se andar a esgadanhar, por causa de um jogo de futebol e de uma jogada publicitária de muito mau gosto.Fiquem as meninas a saber que neste blog nem Coca, nem Pepsi, excepto se não houver bebidas alternativas.
Ó Cristiano! Quando é que assinas pela Coca-Cola?

Moro num país tropical (não) abençoado por Deus



Pensas que vives num país tropical quando recebes o subsídio de férias em Novembro, olhas através da vidraça e vês o brilho exuberante do sol ( mas não saias à rua, para não te desiludires com as temperaturas).
Pensas que o país tropical onde vives pertence ao grupo dos ricos, quando olhas para o recibo do salário e constatas que mais de metade do teu salário foi para impostos.
Começas a desconfiar que podes estar enganado em relação à riqueza, quando vais à farmácia, pagas as propinas do teu filho, marcas uma consulta no hospital, ou precisas de algum apoio social.
Avolumas as suspeitas quando sais à rua e constatas que  está  um frio do caraças, apesar de o sol brilhar e o céu estar limpidamente azul.
Cais na real e percebes que  estás  num país  de jagunços, quando lês os jornais, vês televisão e ouves uns gajos que se proclamam  presidente e primeiro ministro, dizer que são defensores da democracia,mas se marimbam para  a Constituição e para a jura que fizeram de a defender.

Tens a certeza que te enganaste e afinal vives num país africano, pobre e de reduzidas dimensões, quando percebes que o  gabinete do vice-primeiro ministro  fica no Jardim Zoológico ( paredes meias, vá lá…)  e que para ocupar esse gabinete, o titular do cargo vendeu a alma ao diabo e traiu um povo inteiro.

Grandes autores (28)



                                                                  Jules Verne (1828-1905)

Um mestre da ficção que abriu os olhos a muita gente da minha geração, ajudando-a a sair do casulo e a sonhar.
Nenhum dos seus livros terá sido "Livro da minha vida", mas foi um autor da minha vida e as listas fizeram-se para conter excepções. Escolher entre "Viagem ao Centro da Terra", "Cinco Semanas em Balão", "20 Mil Léguas Submarinas" , ou "A Volta ao Mundo em 80 Dias" é tarefa ciclópica que deixo à consideração dos leitores.