sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O triângulo

Nem precisa de apresentações, este excelente filme de Eric Rohmer com o grande  Jean Louis Trintignant. "Ma nuit chez Maud" foi quase um filme de culto na época. Obrigatório para quem  gosta do cinema francês.

Telegramas para Belém

Passos Coelho acumula cargos e ninguém protesta?

Hoje, sonhei que tinha sido assaltado.
Fui à esquadra da polícia e apresentei queixa.
Vi, na cara do polícia que me atendeu, o rosto do ladrão.  Enquanto escrevia a queixa, sorria com escárnio. Tive a sensação de conhecer aquela cara e aquele sorriso de qualquer parte
Fui chamado a Tribunal para depôr. Fiquei lívido quando percebi que o juiz que ia fazer o julgamento tinha a cara do ladrão.
Acordei sobressaltado. Foi então que percebi que tinha sonhado com Passos de Coelho
Obrigou-me a entregar-lhe o meu dinheiro ( o que é extorsão), abotoou-se com ele ( o que é roubo) , e quando me queixei sorriu com escárnio. 
Atirou a queixa  para o caixote do lixo  e  disse: "assunto arquivado. Estou a defender os interesses do país".
Depois  meteu-se num carro topo de gama rodeado de capangas (pagos com os meus impostos), e foi almoçar a um restaurante de luxo com o meu dinheiro. 

Se eu pudesse alterar a Constituição...

...incluiria o seguinte artigo:
1-" O primeiro ministro só pode tomar posse do cargo depois de ser presente a uma junta médica que ateste, sob compromisso de honra, que o indigitado está na plena posse das suas faculdades mentais".
2- " Se o primeiro ministro  indigitado não apresentar sinais de perturbação mental, mas tiver parentes em linha  de sucessão( filhos), ou familiares em linha directa ( pais ou irmãos) com problemas do foro psiquiátrico, deverá ser sujeito a exames psiquiátricos regulares, no mínimo duas vezes por ano."
3- " Nos casos em que o primeiro ministro  indigitado esteja abrangido por um ou mais casos  referidos no número anterior, deverá ser nomeado um tutor que o aconselhe e impeça de cometer actos tresloucados".
4-" No caso de o primeiro ministro violar sucessivamente a Constituição da República Portuguesa, o Presidente da República será obrigado a demiti-lo.

Sinais

Uma sondagem realizada em França, revela que se as eleições europeias tivessem sido ontem, o partido de Marine Le Pen  teria ganho  com 24%. À frente do UMP ( 22%) e do PS (19%).
É só mais um sinal do que espera a Europa dentro de uma década, se os líderes europeus continuarem a fingir que não se passa nada.

O caçador de sereias

Roger Vadim


Roger Vadim ( 1928-2000) foi um dos maiores caçadores de sereias talentosas ( ou nem tanto, se pensarmos em  BB) do cinema europeu. Curiosamente, casou com  as três  mais mediáticas: Brigitte Bardot, Catherine Deneuve e Jane Fonda. Depois, escreveu um livro onde reuniu as memórias da sua vida  com elas e aproveitou para  desvendar alguns segredos de alcova de outras estrelas de cinema.
Não considero nenhum dos  filmes que vi excepcional, nem sequer merecedor de figurar na minha "cinemateca". 
Só vi "E Deus Criou a Mulher" ( Brigitte Bardot) nos anos 70 e, talvez por isso, não  vislumbrei aquele estilo inovador na forma de tratar a sensualidade que lhe atribuíram em 1956. Quanto a "Barbarella" (Jane Fonda) é um filme abaixo do medíocre. Creio que nunca filmou com Catherine Deneuve- o que só abona em favor da Diva.
Dito isto, realço que apenas incluo Roger Vadim neste mês de homenagem ao cinema francês, como reconhecimento pelo talento que tinha em descobrir estrelas.