sexta-feira, 31 de maio de 2013

Acordaram tarde...

A RGA dos cabelos brancos

Sala cheia como um ovo. Os discursos dos partidos não trazem nada de novo, mas as pessoas aplaudem de pé para pontuar alguns momentos. Sampaio da Nóvoa é muito aplaudido. É talvez o único ali que acredita na possibilidade de a esquerda se unir.Quando alguém profere o nome de Américo Thomaz ( perdão, Cavaco Silva)  há apupos e insultos.  
Mário Soares fala do "nosso camarada Pacheco Pereira" e um sorriso audível ecoa pela sala.
Entre a assistência detecto um PIDE ( perdão, um especialista...) que permanece sentado discretamente, não vá alguém reconhecê-lo... 
Sinto que estou numa RGA desfazada no tempo.  Faltaram as votações de braço no ar. E a irreverência da juventude.A maioria dos presentes tem cabelos brancos. Revejo caras há muito desaparecidas dos meus círculos.Muitos são do meu tempo de Faculdade. Outros,do meu tempo de Macau. Conversamos. Saímos    satisfeitos com o reencontro. Bebemos um copo e  marcamos jantares e cafés  em agendas sem dia nem hora. Registo a escassa presença de jovens. O BE não cumpriu a sua parte?
Regresso a casa sem o fulgor e a esperança dos tempos das RGA, mas com a sensação de que algo pode mudar se as pessoas não cruzarem os braços. Os partidos precisam de mudar de discurso e eu já sou velho para acreditar na "unidade da esquerda". Pior que isso, os partidos também não acreditam. Mandaram  para a Aula Magna segundas e terceiras linhas. Os líderes não se querem comprometer.
Amanhã, durante a manif "Que se lixe a troika",  haverá mais uma oportunidade para medir a temperatura. Antes, porém, vou ver e ouvir o Sérgio Godinho esta noite no CCB!

Cavaco vai ser o presidente do júri?

 Depois da dissertação sobre as vacas, nos Açores, creio que o cargo lhe assenta bem

E o maluco sou eu?

Andam a cortar-nos feriados, férias e salários para que Portugal seja mais competitivo e o resultado é este?

Quando hoje sair de casa...

... lembre-se que é o Dia Europeu do Vizinho. Espero que não tenham uma vizinha como esta