segunda-feira, 6 de agosto de 2012

É de temer o pior!

E agora, senhor ministro?

Amor com barreiras


As Olimpíadas de 1956 realizaram-se em Melbourne e ficaram marcadas por um conflito diplomático provocado por um romance amoroso entre uma atleta checoslovaca ( Olga Fikotova- medalha de ouro no lançamento do disco) e um atleta americano ( Harold Connoly – medalha de ouro no lançamento do martelo).
Estava-se em plena Guerra Fria e dos dois lados da “Cortina de Ferro”  o idílio não foi bem recebido. Os atletas, no entanto, ultrapassaram todas as barreiras e casaram-se em Praga no final desse ano.
Divorciar-se-iam em 1973, porque Harold Connoly se apaixonou por outra atleta olímpica: Pat Daniels

A escolha da Brites

Já foi há muito, muito, tempo e a maioria dos leitores  não saberá, mas o CR já foi um blog variado e bem disposto, onde a política aparecia apenas esporadicamente.
Depois veio o Facebook, aquela mensagem de Boas Festas do Pedro e da Laura e o CBO- como uma boa parte da blogosfera-  deixou-se contagiar.
Só cá para nós, que o CBO não nos lê, o CR está um enfado! Já pensei voltar a escrever uns posts para alegrar isto, mas como o tempo escasseia desde que tirei o curso de fotógrafa por correspondência ( foi um curso a sério, até paguei propinas ) tenho adiado o meu regresso.
De qualquer modo pedi autorização ao CBO e hoje  a escolha do Blog da Semana é da minha responsabilidade. Nem imaginam como me ri ao ler este post do Bad girls go everywhere!
Há cada patusco no Facebook! 

Coelho é um FDP!

 Segundo o empresário da revista "Porto Menu", a frase  "Rio és um FDP"   que foi publicada na capa, significa apenas "Fanático dos popós" .
Eu penso que o tipo tem toda a razão, até porque sendo a revista subsidiada pela Câmara do Porto,  não ia insultar Rui Rio. Aliás, aproveito para informar os meus leitores que se alguma vez eu aqui escrever  "Coelho é um FDP", quero apenas dizer " Fanático da Poupança" ,"Fanático da Pobreza" ou, quiçá, " Fanático das Privatizações". Como é óbvio, qualquer uma destas interpretações é perfeitamente válida e as duas primeiras plenamente assumidas pelo nosso PM. Para ele, para Gaspar, ou para o Paulinho das Feiras ( os outros ministros embora também possam  ser classificados como FDP são baratas tontas que apenas cumprem ordens) esta sigla não é, por isso, nem estranha, nem desadequada.
No entanto o melhor é não a utilizar, pois o Tribunal do Porto recorrendo aos poderes da adivinhação, considerou que a sigla utilizada na capa da revista pretendia dizer que Rui Rio é "Filho da Puta".
Parece-me uma interpretação abusiva que compromete quem proferiu a sentença. Por um lado, porque a expressão é tão usada no Porto e arredores, que se vulgarizou e deixou de ser insulto; em segundo lugar  porque, a ser ofensiva, apenas o seria para a mãe de Rui Rio e não para o próprio. Finalmente porque, não  raras vezes, a expressão é usada para elogiar alguém.
Logo, Rui Rio deveria estar agradecido à revista "Porto Menu" ( subsidiada pela CM do Porto, lembro) e ter encarado a expressão como um elogio, não como um insulto à mãe.
Num dos próximos dias desenvolverei esta teoria.