terça-feira, 19 de junho de 2012

Promoções blogueiras com palavras e imagens


Exposição do Mundo Português ( foto da Net)

Quando o século XX começou, a Europa dominava o Mundo e vivia-se um período de prosperidade. Em1900, a Exposição Mundial de Paris e o primeiro voo num aparelho rígido realizado na Alemanha- o Zeppelin - eram demonstrativos desse poderio. 
Quarenta anos depois (23 de Junho de 1940) Salazar   abria os cordões à bolsa e mandava organizar a Exposição do Mundo Português. O pretexto foi a  comemoração dos 800 anos da fundação de Portugal e os 300 da  restauração da independência mas, na verdade, o que Salazar pretendia mostrar ao mundo era a pujança do regime e a sua multiculturalidade.
 A Exposição  alterou por completo a zona Ocidental de Lisboa, onde despontava a Praça do Império. Como haveria de acontecer com a zona Oriental, em 1998, com a realização da Expo- hoje Parque das Nações.
Acredito que a esmagadora maioria dos leitores do CR não esteja em condições de visitar  a próxima  grande exposição realizada em território luso, daqui a 50 ou 60 anos. 
Por estes tempos, a única exposição que podemos apreciar é a de um país condenado ao empobrecimento e à miséria, por exigência de uma dupla governativa que baixou as calças à senhora Merkel e vendeu o país a uma troika de agiotas, para vergonha  de todos os portugueses.
Serve esta introdução para vos apresentar uma nova rubrica que se inicia hoje aqui e terá complementaridade na filial do CR, o Crónicas on the Rocks. Ameaçado de extinção (não por causa do aumento do IVA, mas por falta de leitores que, muito provavelmente, julgarão que os bilhetes  para lá entrar são caros) , inspirei-me no sucesso do Pingo Doce e decidi fazer uma promoção para tentar salvar o On the Rocks.  que, depois de um início muito promissor, está ameaçado de bancarrota.
 A partir de hoje, aqui no CR,  recordarei as invenções do século  XX que mudaram o  estilo de vida da população  e, na filial, vou recordar brinquedos, brincadeiras e leituras que alegravam os nosso Verões e restantes tempos livres.  As crónicas, claro, mantêm-se…
Espero que se divirtam e renovo os votos de boas férias para todos. As minhas começam em Julho mas, até lá, ainda tenho muito trabalhinho. Ou julgavam que a minha ausência se devia a andar no laréu?  Viajar também pode ser trabalhar! Vejam só o senhor presidente do conselho, coitado, que em seis dias vai visitar o Perú, o Brasil ( ó sorte malvada a minha!...) e Colômbia.
Entretanto,  deixo-vos este vídeo realizado pelo jornal peruano Correo. Em apenas 10 minutos, poderão fazer uma viagem aos últimos 100 anos. Não é divertido, mas é muito didáctico e um bom momento para recordar alguns momentos da História do século XX e da primeira década do século XXI