domingo, 20 de maio de 2012

Não matem a cotovia



Desta vez  resultado foi diferente e a Taça de Portugal foi para Coimbra. Mas, apesar da diferença no resultado, houve muitas semelhanças entre esta e a final de 1969.
A começar nas tarjas exibidas pelas claques da Briosa ( ver post anterior) e a terminar nas ausências.
Em 1969, Marcelo Caetano e Américo Tomás não marcaram presença no Jamor, porque tiveram medo de enfrentar os apupos. Este ano, Cavaco Silva pirou-se prudentemente para  Timor  e Passos de Coelho foi para os Estados Unidos. Segundo me confidenciou fonte próxima de S. Bento, foi ver Chicaga!
Não sei se o chefe da PIDE esteve presente no Jamor em 1969, mas este ano lá tivemos o Relvas, que não se coíbe de ameaçar jornalistas.
A falta de coragem une o Estado Novo a este governo que não se assume como fascista, mas se comporta como tal, violando diariamente a Constituição, desprezando o povo, humilhando os trabalhadores , tentando sufocar os sindicatos e traindo o país.
O futuro do país é incerto, mas a última coisa a perder é a esperança.
Em 1969 era um jovem e  chorei com a derrota da Académica, porque a derrota me tirou a esperança. Muitos jovens, hoje, celebrarão a vitória da Briosa como um sinal de esperança
Eu sei que alguns leitores acham que misturar futebol com política é próprio de mentes pouco esclarecidas. Como a minha, certamente… Mas a história está cheia de exemplos de governos derrubados por causa do desporto, sabiam?
Um dia escreverei sobre isso. Agora vou celebrar a vitória da Briosa e manter viva a chama da esperança. Em breve, estarei a comer coelho no churrasco.

Adenda: ontem a reunião do G8 foi interrompida, para que os líderes dos países mais poderosos do mundo vissem a final da Liga dos Campeões.
Hoje, mais de 70 mil néscios e analfabetos saíram às ruas de Londres para receber em delírio o campeão europeu Chelsea. 

Blog da semana

Não é fácil justificar por palavras, a razão por que gosto tanto deste blog. Começa no título, continua nas imagens e, finalmente, nos textos acutilantes.
We Have Kaos in the Garden é o meu blog da semana

A Festa



Na final da Taça de Portugal deste ano, que neste momento começa, o que me vem à memória é outra Taça de 1969 que colocou frente a frente o SLB e a Académica.
Estou numa fase de grande optimismo em relação ao futuro e acredito que esta final seja, como a de 1969, um sinal de mudança. Pela primeira vez, a Taça será entregue por uma mulher: Assunção Esteves, presidente da AR.

Humor fim de semana



Dois alentejanos decidem assaltar um banco
Consumado o assalto vão descansar à sombra de um chaparro
Passado meia hora um alvitra: 
- Compadre, vamos contar o dinheiro? 
- Não é preciso, compadre, vemos logo à noite no noticiário!

Le premier bonheur du jour


 Faz hoje 10 anos que Timor se tornou independente.