A Spur Cola- que a Cátia Janine levou para o pic nic- era uma mixórdia que o Estado Novo nos impingia como sucedâneo da Coca - Cola, bebida proscrita em Portugal. Ou, como diria o Jardim, no Continente e Ilhas Adjacentes, porque em Angola e Moçambique a Coca Cola era de venda livre.
Curioso é que, depois do 25 de Abril a...
continuou a ser proscrita, porque alguns partidos de "esquerda" apresentavam-na como a bebida - símbolo do "imperialismo americano". A bebida politicamente correcta era a Pepsi- Cola que também nos faziam crer que era igual, mas é mais parecida com a Spur da Canada Dry.
Actualmente, a Coca Cola também não é bem vista pelos higienistas da educação alimentar, por conter demasiado açúcar. E não só...Mas a Coca- Cola é muito mais do que uma bebida. Senão, vejamos:
- É utilizada para combater as diarreias;
- Em Macau e no Brasil, pelo menos, era utilizada para descolar dos pára brisas dos automóveis aqueles painéis colocados pela polícia nos veículos em transgressão. Não havia nenhum outro produto capaz de o fazer com eficácia;
- Finalmente, para demonstrar a sua capacidade corrosiva, deitava-se umas gotas de Coca Cola nas moedas "pretas" e, passados alguns segundos, a moeda ficava como se tivesse acabado de sair do Banco.
Talvez seja utilizada noutras tarefas, por isso sugiro aos leitores do CR que acrescentem a esta lista outras funcionalidades desta bebida.