segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bienvenido señor Parker!



Robert  Leroy  Parker era um cidadão americano, nascido no Utah,  educado no seio dos mórmons. Aos 24 anos comprou uma fazenda no Wyoming e rapidamente fez muitos amigos. No início do século passado, um tio deixou-lhe 30 mil dólares em testamento e Parker  convenceu o seu melhor amigo ( Harry)  a  viajar com ele até à Patagónia.  Seduzidos por esta terra de oportunidades, compraram uma enorme fazenda na província de Chubut, onde viveram confortavelmente durante pelo menos uma década…
Mas que interesse tem este post? Perguntarão alguns leitores.
Se vos lembrar que Robert Leroy Parker era Butch Cassidy e o seu amigo e compincha Harry, o Sundance Kid,  talvez comecem a perceber.  Com efeito, são inúmeras as histórias que se contam na Patagónia sobre esta dupla que  aqui chegou em 1901, depois de ter feito um rentável assalto ao First National Bank of Winnemucca (  o tal tio que Butch dizia ter-lhe deixado uma fortuna em testamento…).
Ao contrário do que alguns pensam, a dupla ( a que se juntou Etta Place, namorada de Kid) não foi para a Patagónia gozar a reforma. Depois de conhecerem bem o terreno voltaram a "exercer". O seu primeiro assalto na Patagónia foi a um banco em Rio Gallegos e o motivo, diz-se, era bastante nobre: arranjar dinheiro para irem assistir ao Festival de  Bayreuth ( É bom lembrar que Kid era fã de Wagner e o último acto deste trio nos Estados Unidos, antes de fugir para a Patagónia, foi assistir a um concerto na Metropolitan Opera em Nova Iorque, pelo que talvez a lenda tenha um fundo de verdade).
Verdade ou lenda, o importante é que na Patagónia há histórias que libertam as asas do sonho.


Missing you!

Já em Setembro prenunciara a sua morte, mas só hoje soube do seu desaparecimento. Obrigado por todos os momentos que me  permitiste capturar em álbuns envelhecidos que fazem parte da história da minha vida. Provavelmente não voltarás a viajar comigo e vou sentir saudades. Também eu fui derrotado por elas. Para mais tarde recordar...