segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Postal de Buenos Aires

Calle Florida

A calle Florida é uma das ruas mais emblemáticas de Buenos Aires. Aristocrática mas popular, histórica e turística, calcorreei-a centenas de vezes, a todas as horas do dia, entre a Av de Mayo e a Plaza de San Martin. Muitas das minhas  boas memórias de Buenos Aires passam por lá, pelos estabelecimentos quase centenários, pelas lojas de grandes marcas, pela Guemes onde viveu Saint- Exupery e, principalmente, pelo centenário café Richmond desaparecido em setembro, de cuja história vos falei aqui.
Ao longo dos anos a Florida tem vindo a perder algum do seu glamour e, nos últimos tempos, a invasão de vendedores ambulantes ( os manteros), tornou o passeio por esta via pedonal cada vez menos aliciante para as 850 mil pessoas que por lá passam diariamente.
Na quarta-feira, correspondendo às reclamações dos comerciantes e dos porteños em geral, a Polícia bonaerense impediu que os ambulantes montassem as tendas. Grande alívio para os comerciantes, protestos imediatos dos manteros, que cortaram a Av Corrientes, deitando-se no chão. Diariamente, logo pela manhã, policias e manteros ocupam posições. Os primeiros na tentativa de evitarem que os manteros montem as tralhas, os segundos tentando driblara a polícia. Os manteros prometem resistir, mas o governo bonaerense não se mostra disposto a ceder nas suas pretensões: devolver a calle Florida às pessoas e preservar a sua identidade. Os porteños agradecem e os turistas também.


Tangueros si, manteros no!