quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Isto vai acabar mal...

A greve geral foi um sucesso. A manifestação foi ordeira. Depois de terminada, ficaram alguns milhares de manifestantes em frente à AR.
Bem posicionado  em frente à polícia, de cara tapada e trajado de uma forma que indiciava perfeitamente ao que vinha, um grupo de catraios começou a arremessar pedras, garrafas e petardos contra a polícia. Não eram mais do que uma dezena mas, durante uma hora ( talvez mais...) não deram tréguas à polícia que se foi defendendo como podia com os escudos.
Como era previsível, a determinada altura a polícia reagiu. De forma demasiado violenta? Talvez...mas quem ousa criticá-los?
Para além de feridos de ambas as partes, não haveria muito mais a dizer, não se desse o caso de, perante o crescendo da contestação, continuarmos a assistir ao discurso de um governo autista, marcado pelo cinismo e ameaças veladas e a um presidente da república que continua a comportar-se como um boneco. Sem reação, sem um mínimo de sentido de Estado e co total desprezo pelo sofrimento de milhares de portugueses.
Este governo há muito perdeu a legitimidade, porque mentiu aos eleitores. Há muito mostrou ser incapaz e incompetente. Já teria sido demitido se tivessemos um PR em Belém. Como temos um boneco, mesmo que a casa comece a arder ( e tudo indica que em 2013 o incêndio será inevitável) limitar-se-á a assistir ao incêndio, como um qualquer pirómano tresloucado. 
Vêm aí dias difíceis. O primeiro sinal de que o povo sereno, ordeiro e habituado a sofrer está a perder a paciência, foi hoje dado. 
É previsível que em Janeiro, aqueles que ainda têm emprego, ao ver o assalto aos seus salários, percam também a paciência. Isto vai acabar mal... só o governo e o PR parecem não acreditar.
A propósito, relembro a frase que desde ontem encima o CR. (Aproveito para dizer que conduz a um link que irá variando, pelo que vos sugiro que de vez em quando façam um clik)

12 comentários:

  1. um povo passivo viverá sempre oprimido...

    ResponderEliminar
  2. E para continuar tudo a piorar, só falta mesmo a MANADA voltar a trocar de pasto...

    Venha a erva PS, que é muito mais saborosa que esta!!!

    Quase 40 anos a fazerem cruzes de tempos a tempos e ainda não aprenderam!!! Também a maioria (mais de 80%) sofre de graves problemas de visão...

    Acho que mais vale acabar com o sistema partidário e partir para outra! Isto já deu o que tinha a dar, e de futuro só dará sangue e pontos, e um ou outro falecimento!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Belo texto com o qual concordo a 100%. Especialmente no que toca ao boneco que está em Belém.

    Já tinha dado conta da frase que encima o blog e que bem conheço. Quando perdemos tudo e já nada nos resta, viramos animal selvagem e somos capazes de tudo.

    Isto está verdadeiramente assustador!

    ResponderEliminar
  4. Estou de acordo com tudo que escreveu, só a nossa união poderá fazer a diferença.
    Fui ao link e irei sempre seguir o que sugere.

    Um abraço meu amigo

    ResponderEliminar
  5. Penso que foi aqui que disse que uma enfermeira do HSM me afirmou na última vez que lá estive que "a coisa" irá rebentar em março, por isso mesmo!

    ResponderEliminar
  6. Sim, vai acabar muito mal e em mais que um sentido. O país vai afundar-se e a violência dá sinais de que veio para ficar e não sei já onde é que irá parar. Só não concordo quando afirmas que "só o governo e o PR parecem não acreditar". Tanto acreditam que estão já a cautelar-se, atribuindo aumentos às forças de segurança, quando procedem a cortes profundos nos restantes sectores da Administração Pública. Os tipos podem ser incompetentes, mas medo eles têm.

    ResponderEliminar
  7. Já passei por situações semelhantes em outras "terras" e receio o que posso voltar a passar... "pelo andar da carruagem"...

    ResponderEliminar
  8. Carlos
    Penso que ficou claro que para além daquela "dezena" de agitadores havia umas largas centenas de pessoas que foram ficando.
    A frase que encima o seu blog contém uma pergunta a que cada vez mais gente vai responder...
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  9. Vai acabar mal, mesmo!´
    Não posso afirmar que a manifestação tenha sido um sucesso, Carlos.
    A violência inglória final, não pode ser considerada como uma vitória!
    Quanto à tua pergunta que desde ontem encima o Rochedo, tenho acedido ao link, cujo tema ainda se mantém.
    Penso que a desobediência civil como forma de resistência já se verificou hoje, Carlos.
    Quando nada tiver a perder?...Farei de tudo para sobreviver!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. As greves e manifestações são pacíficas, mas há sempre uns "infiltrados" que não perdem oportunidade de andar à mocada - nos jogos de futebol, em frente à AR, etc. e tal tanto lhes faz!

    Quanto ao resto, PR e PM parecem ser como o "corno" (desculpe a comparação), que diz o povo que é sempre o último a saber... apesar das evidências! ;)

    ResponderEliminar
  11. Já mete nojo, Carlos.
    Sempre que há manifestações, os polícias levam na tromba.
    Não estão a sofrer o mesmo que os outros cidadãos?
    Escrevi sobre isso hoje

    ResponderEliminar
  12. Gostei do texto, na linha do comentário do Vitor Balenciano escrito no Público.
    Depois já não serão arruaceiros, será o verdadeiro povo, irado e incontrolável...

    ResponderEliminar