terça-feira, 18 de setembro de 2012

Coligação, s.f


O dicionário de português on line esclarece-nos que a palavra coligação é um substantivo feminino que significa "união de pessoas, partidos, nações, para um objectivo comum", mas logo a seguir acrescenta que também pode significar "trama" ou "conluio". 
Não tenho dúvidas que "trama" e "conluio" são as palavras que melhor definem a coligação que governa neste momento Portugal, mas fiquei surpreendido ao constatar que com a palavra "coligação" se pode formar o anagrama "cacologia", palavra que significa "erro de linguagem" ou "erro de pronúncia" Erros que esta coligação comete frequentemente, como se tem visto nos últimos dias....
Mas ainda mais extraordinário e bem demonstrativo da riqueza da nossa língua, é o facto de a palavra "coligação" também permitir construir o anagrama "Calagoiço", palavra que desconhecia. O mesmo dicionário  esclarece que "Calagoiço(a)"  é uma "foice roçadoira de cabo curto".
E eis como uma simples pesquisa no Google permite responder à dúvida lancinante de MFL na entrevista à TVI:
"Em que país estamos?" perguntava a ex-líder do PSD a propósito da TSU e da ideia lançada por Gaspar de controlar as contas das empresas, para garantir que os patrões não se abotoam com o dinheiro que os trabalhadores lhes vão entregar por ordem do governo. 
Pois como Vocelência mesmo alvitrava, estamos na ex- URSS! Esta coligação já tem a foice, só lhe falta o martelo. Esse ainda está na posse do povo que, mais dia menos dia, acabará por dar com ele na cabeça dos títeres que o (des)governa.


6 comentários:

  1. Carlos, tu e o teu Rochedo não me sossegam, não senhor.
    Ando amedrontada, mas àsvezes penso que isto é como uma ditadura. Qual a diferença? Não há censura no que se escreve? Olha que já nem sei.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Boa pesquisa

    apesar de tudo
    nos decionários
    tudo deve ser lido
    mas nunca a régua e esquadro

    ResponderEliminar
  3. Afinal é tudo tão simples e evidente!
    "Foice este governo !" Espero ler aqui brevemente :)


    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Carlos,
    O tio Fernando perguntaria, depois de ler o título - cu a quem??!! :)))

    ResponderEliminar
  5. Carlos,
    Foi você que falou em cu...ligação?
    :)

    ResponderEliminar