sábado, 7 de julho de 2012

Por este Rio acima (3)



Ainda me lembro de o Rio de Janeiro ser uma cidade com um nível de vida acessível para os portugueses. A comida era barata e abundante, encontravam-se hotéis razoáveis a um preço longe de ser exorbitante, as despesas com habitação perfeitamente suportáveis. Se o leitor tem a mesma opinião, esqueça! Hoje em, dia, o Rio de Janeiro deve ser uma das cidades mais caras do mundo.
A alimentação é caríssima ( pois, eu sei, há sempre  as lanchonettes ...), se quiser arrendar um apartamento vai abrir a boca de espanto com os preços que lhe pedem e o vestuário- sempre foi caro para os nossos padrões- está quase ao nível de Paris ou Londres.
Leblon (RJ)

Portanto, se está a pensar vir até ao Rio de Janeiro, o melhor é preparar-se para um rombo na conta bancária. E não pense que é muito melhor noutras zonas do Brasil. Na praia do Inglês ( junto a Maceió), em Maragoggi , ou na minha muito amada Praia dos Carneiros, por exemplo, há 10 anos o custo de vida era bastante aceitável para os nossos padrões. Agora os preços dispararam vertiginosamente e fica difícil, mesmo no Inverno, encontrar alojamento a preços razoáveis.
Mas nem toda a gente pensa assim... uma amiga que recentemente esteve em Angola até considerou os preços módicos, pois em Luanda pagou quase 50€ por um bife com batatas fritas, uma garrafa de água e um café. Num restaurante mediano, afiançou-me...

6 comentários:

  1. Oh! diabo. Estive uma só vez no Brasil, incluindo no Rio de Janeiro, Baía, Fortaleza, Manaus, Iguaçu e noutras paragens menos conhecidas e fiquei, nessa altura, com a ideia de que no Brasil a vida era muito mais barata do que por estas bandas. As coisas mudam, pelos vistos. Hélas!

    ResponderEliminar
  2. Já apanhei todos os ciclos de moeda e custo de vida.
    Há 2 anos, a ´ltima vez que estive no Rio, já tudo estava caro. Comer, em casa, e muito bem...
    Com todos os eventos tudo irá inflacionar.
    :((

    ResponderEliminar
  3. Ora bolas! O melhor é ficar mesmo pela Costa de Caparica!!

    :))

    ResponderEliminar
  4. Apesar de tudo vá-se deixando ficar por aí enquanto pode, já que por cá tudo fazem para nos estragar as refeições sejam elas caras, baratas ou assim asim.

    ResponderEliminar
  5. Tenho de concordar com você.Este é o principal motivo dos brasileiros estarem fazendo turismo "no estrangeiro".Num país aonde a inflação que regula os salários está "estabilizada" dói no bolso pagar os preços das diárias dos nossos hotéis e inclusive as tarifas de táxi.

    ResponderEliminar
  6. Que pena que ninguem esta querendo passsear no Rio de Janeiro!
    Estou triste!
    Quem sabe voces nao olharam em diversos lugares?Fazer a famosa tomada de preços!

    Mas nao venham na copa, vai ser muito sucesso mais muita confusao!
    Venham, agora!
    Esta tudo maravilhoso!
    E o Rio é como a musica Continua Lindo!
    Mas sou mineira e se quiserem frio, montanhas, cachoeiras, fazendas e cidades históricas venham conhecer a nossas Minas Gerais.
    Deve ser mais barato!
    com carinho e amizade mOnica

    ResponderEliminar