sábado, 28 de abril de 2012

Chichimeko


O ministério do turismo de S. Salvador lançou um desafio para a criação de uma bebida emblemática  do país. Exigia o regulamento que a bebida fosse criada por salvadorenhos e com ingredientes originários do país.
Causou estranheza que a  bebida vencedora, apresentada por um aluno da escola de hotelaria, fosse feita  com licor de mirtilho, vodka, triple sec  e sementes de abóbora moídas.  Na verdade,  o único ingrediente tipicamente salvadorenho nesta bebida  é o alguaishte  (sementes de abóbora moídas), mas o júri gostou e declarou-a vencedora.
Colocado perante a questão de saber se a bebida  vencedora não desrespeitaria o regulamento, um membro do júri confessou que a bebida foi selecionada por engano. O vencedor concorreu com duas receitas  e a selecionada pelo júri foi outra, à base de café e tamarindo mas, na hora de divulgar os finalistas, a que apareceu foi a do Lempa Sour ( o rio Lempa é o principal rio do país).
Enganos destes todos têm, obviamente, mas quem não se enganou foi o povo salvadorenho que  logo  rebaptizou  o Lempa Sour de Chichimeko, nome por que é conhecido no país um animador de festas populares que se movimenta com andas.
Enquanto lia a notícia, lembrei-me  que provavelmente foi o que aconteceu em Portugal no dia 5 de junho de 2011. Os portugueses queriam eleger um tipo sério e honesto, chamado Pedro Passos Coelho, mas acabaram por escolher um troca-tintas arrogante  e aldrabão.   Ora como esse homem não anima as festas populares, mas sim as festas da alta finança e dos grandes empresários e  parece usar andas sempre que aparece ao lado da mãezinha  alemã, talvez lhe fique bem o nome de Chichimerkel .

9 comentários:

  1. Carlos, aconselho-o a divulgar este post. Chichimerkl ainda se vai tornar um icon.

    ResponderEliminar
  2. Ahahah, Chichimerkel assenta-lhe que nem uma luva... :)))

    ResponderEliminar
  3. Pois... aqui o cocktail também azedou!!

    ResponderEliminar
  4. Depois de ler, lancei umas boas gargalhadas ao ar e só posso dizer que estou a adorar chamar chichimerkl ao troca tintas do PPC Português.

    Quando é que teremos direito a um 1º Ministro que ame o seu Povo e faça tudo por ELE resistindo às chantagens, à vertigem do poder e aos gosto de sacanear o próximo?

    ResponderEliminar
  5. Hahahahaha O Carlos é o máximo! As coisas, graves, quer dizer um nadinha graves, que um tipo faz por um engano, pequenino. Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Hi, Nice post. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me.

    Thanks!

    Joel Houston
    JHouston791@gmail.com

    ResponderEliminar