segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Postal de Buenos Aires

Calle Florida

A calle Florida é uma das ruas mais emblemáticas de Buenos Aires. Aristocrática mas popular, histórica e turística, calcorreei-a centenas de vezes, a todas as horas do dia, entre a Av de Mayo e a Plaza de San Martin. Muitas das minhas  boas memórias de Buenos Aires passam por lá, pelos estabelecimentos quase centenários, pelas lojas de grandes marcas, pela Guemes onde viveu Saint- Exupery e, principalmente, pelo centenário café Richmond desaparecido em setembro, de cuja história vos falei aqui.
Ao longo dos anos a Florida tem vindo a perder algum do seu glamour e, nos últimos tempos, a invasão de vendedores ambulantes ( os manteros), tornou o passeio por esta via pedonal cada vez menos aliciante para as 850 mil pessoas que por lá passam diariamente.
Na quarta-feira, correspondendo às reclamações dos comerciantes e dos porteños em geral, a Polícia bonaerense impediu que os ambulantes montassem as tendas. Grande alívio para os comerciantes, protestos imediatos dos manteros, que cortaram a Av Corrientes, deitando-se no chão. Diariamente, logo pela manhã, policias e manteros ocupam posições. Os primeiros na tentativa de evitarem que os manteros montem as tralhas, os segundos tentando driblara a polícia. Os manteros prometem resistir, mas o governo bonaerense não se mostra disposto a ceder nas suas pretensões: devolver a calle Florida às pessoas e preservar a sua identidade. Os porteños agradecem e os turistas também.


Tangueros si, manteros no!

5 comentários:

  1. Pois, uma coisa são espetáculos de rua, outra vendedores ambulantes numa calle tão movimentada... :)

    ResponderEliminar
  2. Carlos
    Eu fui em Vuenos Aires em 2000. Nesta epoca nao tinha estes dançarinos na rua.
    Cada coisa wue aparece ! Só para atrapalhar o turismo verdadeiro!
    Mas era bonito>
    Eu adoro ver a dança do tango.
    com carinho e amizade de Monica
    Na dança do Faustão nao perdi uma

    ResponderEliminar
  3. Carlos querido

    Realmente dá até um pouco de insegurança passar por ali com tantos ambulantes.
    Senti muita diferença nesse lindo postal de Buenos Aires.
    Tomara que fiquem distantes dali.
    Um beijinho e bom passeio.

    Lucia

    ResponderEliminar
  4. E que bem que eu ia agora para Buenos Aires...

    ResponderEliminar
  5. Passei muito rapidamente por lá...o calor estava de arrasar esta pessoa que declaradamente prefere os dias mais frios e até mesmo os chuvosos.Fora o bando de gente fazendo compras desvairadamente como se o mundo realmente fosse acabar em 2012.Fiquei de voltar no inverno para aproveitar a cidade.

    ResponderEliminar