quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sorry....

Eu sei que a maioria dos leitores do CR não gosta dele, mas ver o seu mérito reconhecido internacionalmente, deu-me um gozo muito especial. Até porque se fosse de outra cor, amanhã os jornais fariam manchete especial, mas assim será nota de rodapé.

Vitória de Pirro


Na rua Praia da Vitória havia uma loja de roupa para bebés prematuros. Já não há. Em seu lugar abriu uma loja de compra e venda de ouro- o grande negócio do momento.
 Conhecia há muito tempo as dificuldades da proprietária desta loja, que  tinha outros dois estabelecimentos na mesma rua.
Quando, na Primavera, me anunciou a intenção de vender a loja dos prematuros, para salvar as outras duas,  estava revoltada com Sócrates, a quem acusava de ser o responsável pela sua falência iminente. Poupo-vos aos epítetos com que mimoseou o ex-primeiro ministro, em contraponto com os elogios tecidos a Pedro Passos Coelho, que via como Salvador da Pátria.
Já no Verão, perguntei-lhe se estava satisfeita com a vitória do PSD. Respondeu-me de rosto fechado “ isto agora vai lá, mas continuo a pensar vender a loja e ficar só com estas duas”. 
Desejei-lhe boa sorte, mas saí do estabelecimento com a convicção de que as lojas talvez não chegassem ao final do ano. 
Quando há dias passei por lá e vi os outros dois estabelecimentos em liquidação total, perguntei-lhe se estava satisfeita com o actual governo. “ Não, não estou, mas ao menos vimo-nos livres do  vigarista do Sócrates”.  
As duas outras lojas  já encerraram, mas presumo que a senhora continue feliz por se ter visto livre do vigarista do Sócrates. 

Amor sem barreiras

Adoro animais. Tenho imensa pena de não viver numa casa onde possa acolher várias espécies, como acontecia em casa dos meus avós, onde me habituei a conviver com cães, gatos, cágados, tartarugas, papagaios, catatuas e outros  passarocos, jericos, bodes e até coelhos de bom porte, nãos dos adulterados que agora infernizam a vida dos humanos. 
Tenho muitas histórias de animais, principalmente cães e gatos e enterneço-me facilmente quando leio ou vejo histórias passadas com animais. Mas esta história  de amor que a Maria conta no seu blog é das mais enternecedoras que tenho lido nos últimos tempos. Ora digam lá se não tenho razão...

Monopoly Games (3)

Pelos idos de Março, Sócrates dizia "o mundo mudou" e toda a gente se ria. Na verdade o mundo mudou e vai mudar ainda muito mais na presente década, como aliás já diversas vezes aqui anunciei. ( Ler aqui e também aqui).
Ontem ficámos a saber que os países europeus estão em queda vertiginosa, enquanto os BRIC ( Brasil, Rússia, Índia e China) sobem de uma forma avassaladora no ranking das economias mundiais. 
Mas se o crescimento da China não é surpresa, o 5º lugar da Índia no ranking e a queda de países como a Alemanha - que será a mais penalizada- Inglaterra e Itália, confirma a política errada que tem vindo a ser seguida na última década pelas principais potências europeias. 
A senhora Merkel e o senhor Sarkozy bem podem limpar as mãos à parede depois de toda a m.... que têm andado a fazer, afundando os restantes países europeus para salvarem a pele. Feitas as contas nem eles escaparão.
Entretanto, como também já  afirmei diversas vezes, os países latino-americanos ( apesar de algumas dificuldades do Brasil) continuam a subir a uma média de 4% ao ano, confirmando o que venho a escrever há duas décadas. A Europa está velha e esclerosada, feita barata tonta e a América do Sul é o futuro, com um crescimento sustentado e uma democracia consolidada.
A geração de 60 deu ao mundo abortos políticos que agora, na casa dos 40, chegaram ao poder e andam a brincar aos pirotécnicos, com o fito de saber quem é o primeiro a chamuscar-se. Não se preocupem...porque neste jogo de feitos especiais, todos vão ficar chamuscados.    

Deixem passar os blues (20)