quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Romeu e Julieta (agora em imagens)

Pois é verdade! Romeu e Julieta é uma deliciosa sobremesa composta de queijo e goiabada ( marmelada é na versão portuguesa...). Se acompanharem com um moscatel, um Porto, ou mesmo um tinto de primeira escolha, ninguém vos vai criticar.
A origem é brasileira mas, como é óbvio, usei-a desde sempre, pois o meu pai nunca renegou as origens e foi assim que me ensinou. Sabem como é que ele chamava à mistura de queijo com marmelada? Tristão e Isolda!


Na dúvida... mate-se!


Hoje, escrevo sobre Troy Davis, outor negro condenado à morte pelo alegado homicídio de um polícia ( branco) em 1989. Minutos antes de ser executado, fixou o olhar na família da vítima e disse" Não matei o vosso pai, filho e irmão".

Não queria estar no lugar de um dos familiares das vítimas, ao ouvir estas palavras. É que as dúvidas sobre a culpabilidade de Troy Davis são muitas e o caso levantou grande celeuma nos Estados Unidos, onde até defensores da pena de morte, pediram que não se procedesse à execução, porque o processo estava cheio de irregularidades. Um deles é um ex-director do FBI e sabe certamente do que fala, outro é o ex-presidente Jimmy Carter.

Organizações internacionais, e o próprio Papa, pediram a suspensão da execução. Todas as instâncias de recurso, incluindo o Supremo Tribunal, recusaram os pedidos de clemência, apesar das dúvidas levantadas. Nos Estados Unidos é assim: na dúvida, mate-se!

Os americanos foram, certamente, criados em jogos de computadores com a missão de desempenhar o papel do criminoso "bom". Tudo o que façam- mesmo que seja transformar a justiça num jogo de fortuna e azar ou matar milhões de inocentes- desde que escudado no argumento da defesa da democracia - encontra justificação nos carneirnhos amestrados da comunicação social europeia, amplificadores de um grupo de governantes de mau porte.

No Ocidente, principalmente nesta Europa de energúmenos, critica-se a pena de morte em todos os países, menos nos intocáveis Estados Unidos. Foi por isso que há dias, quando o presidente iraniano concedia uma entrevista à Marcia Rodrigues e ela lhe perguntou "Qual é a sua opinião sobre a morte por apedrejamento?" Ahmadinejad respondeu com um certo cinismo:

- Qual é a diferença entre matar com pedras ou de outra maneira?

Romeu e Julieta

Não incluo este post na Pronúncia do Norte porque, apesar de "Romeu e Julieta" ser a denominação que dou a esta iguaria desde a infância, a origem do nome é brasileira. Já está muito vulgarizada hoje em dia em Portugal, mas talvez nem todos saibam o que é, por isso, aceito palpites.

Não, não se aceitam sugestões que liguem Romeu e Julieta ao idílio entre um coelho e um cavaco. Embora este também vá acabar mal, são coisas diferentes.
Entretanto, podem continuar a votar até final do mês nas maravilhas da gastronomia da blogosfera. Aqui

Morning call

Comecem bem o dia com queijinhos La Vache qui rit, mas não se esqueçam de agradecer ao sr. presidente por vos ter proporcionado este excelente momento de boa disposição.
Só uma pergunta: mas de que é que a vaca ri? Será mesmo do prado verdejante,? Hmmmm....

Sucessos de Verão (57)


Embora o Verão termine hoje, esta rubrica prolonga-se até final de Setembro. Para despedida de Verão não podia escolher outro sucesso de Verão, não vos parece?