quinta-feira, 21 de julho de 2011

Noites de cinema





Outro filme argentino, bastante mais badalado do que o de há umas semanas. De quem é que ele é mesmo filho?


Entretanto, respondendo às solicitações, informo os leitores que este filme ( de 2003) se intitula "El Abrazo Partido". Um excelente filme passado durante a crise económica na Argentina( também conhecida por "Corralito") que relata a vida de um jovem apostado em conseguir cidadania europeia para trabalhar. Aí, vai tentar saber notícias do pai, que um dia partiu para a Guerra do Yom Kippur e desapareceu.

Praias da minha vida (6)

Hac Sa (Macau)



Está longe de ser bonita esta praia de Coloane (Macau). Como o próprio nome (Hac Sa) indica a areia é preta e a água só era convidativa, pela sua temperatura. Como a foto deixa sugerir, é (era) também uma praia um pouco tristonha.No entanto são muitas as memórias que guardo de Hac Sa.


Para além de uns belos banhos nocturnos, testemunhados pela Lua Cheia, Hac Sa era um paradeiro quase obrigatório para os almoços de sábados, durante os primeiros anos que vivi em Macau. Depois de sair do trabalho ( sim, em Macau trabalhava-se ao sábado de manhã) lá ia até ao restaurante do Fernando, um açoriano que é quase um ex-libris de Macau.Também se faziam por lá uns animados piqueniques. Ui , que saudades senti agora!

Se não têm dinheiro para o passe, andem a pé!

Sou eu que estou a ficar senil, ou o chefe dele tinha dito que não se podiam pedir mais sacrifícios aos portugueses? A propósito: quando é que cortam na despesa? Não, não estou a falar de redução de salários, refiro-me a despesas de funcionamento da máquina do Estado. Afinal é mais difícil do que pensavam, não é?


Já agora, só mais uma questão: o sr presidente do Conselho foi ontem a Vila Real receber um pendericalho qualquer. Alguém me sabe informar como é que ele se deslocou? É que gostava de saber quanto me custou a homenagem...

Figura da semana

Nelson Mandela





No dia 11 de Fevereiro de 1991 virava-se uma página da História: era o anúncio do fim do apartheid e o início da construção de uma sociedade multi-racial.Vinte anos depois, a África do Sul não será ainda um país exemplar. Taxa de desemprego elevada, grandes bolsas de pobreza, problemas económicos e sociais e o flagelo da SIDA. De qualquer modo, a África do Sul está a emergir no seio dos países em desenvolvimento como uma referência, juntandos-se aos BRIC, foi em 2010 palco do primeiro mundial de futebol em África e, acima de tudo, a sua população vive hoje em liberdade. Nelson Mandela, que na segunda-feira completou 93 anos, foi o grande obreiro desta reviravolta.

Não sou bruxo, nem viajo na Máquina do Tempo mas...





...quase apostava que alguns dos leitores do CR há 42 anos, dormiram muito pouco nessa noite e foram para as aulas meio sonâmbulos, porque estiveram a ver televisão até altas horas da madrugada. O que teriam estado a ver? Alguém adivinha?

Sucessos de Verão (2)



Por vezes dava-lhe para o sentimento e compunha canções como esta que derretiam corações em noites de luar!