quarta-feira, 30 de março de 2011

Mais uma caixa de Pandora?

Como era de esperar, as tropas aliadas extravasaram o mandato que lhes foi conferido pela Resolução do Conselho de Segurança da ONU. Em vez de se limitarem a defender as populações, tomaram partido pelos rebeldes e, face à reacção das tropas de Kadhaffi, já admitem armar os rebeldes. Se concretizarem os seus propósitos, os aliados estarão a armar também a Al-Qaeda que, como aqui se pode ler, se infiltraram nas forças rebeldes. Chama-se a isto dar um tiro no pé mas, pior do que isso, é abrir mais uma caixa de Pandora cujas consequências são imprevisíveis.

Mulheres do mundo (10)

Emily Davison
Acto de coragem ou acidente? Esta é a pergunta que muitas pessoas ainda hoje fazem quando se fala de Emily Davison, sufragista britânica que iniciou a sua luta em 1906, ao ingressar no Woman’s Social and Politic Union, fundado por Emmelinne Pankhurst. Foi presa várias vezes e fez sempre greve de fome.

No dia 4 de Junho de 1913, durante o grande Derby de Epson a que sempre assistia a família real, decidiu aproveitar a oportunidade para chamar a atenção da realeza e da alta sociedade britânica para a luta das sufragistas.Atravessou a cerca de segurança, invadiu a pista de corridas e quando o cavalo Anmer, propriedade do Rei, se aproximou, postou-se à sua frente.

Há quem defenda que o propósito de Emily Davison era apenas agarrar as rédeas do cavalo e fazê-lo parar mas terá falhado a tentativa, sendo trucidada. A verdade é que a sua morte a elevou à condição de mártir, símbolo das sufragistas e feministas.

Virtudes do senhor conselheiro

Bagão Félix foi escolhido por Cavaco Silva para integrar o Conselho de Estado, em substituição de Anacoreta Correia. Depois de ler isto, fico a pensar quais serão os critérios do PR.

Bem lembrado...

-Vamos tomar um copo logo à noite? -Está bem. Passas lá por casa a buscar-me? -A que horas? -Por volta das dez. Quando chegares dá-me um toque no telemóvel -Não tens campainha em casa? -Tenho, porquê? -É que assim não precisava de gastar dinheiro numa chamada. -Ah, está bem visto, não me tinha lembrado… És forreta?

Tenham medo...

Ilídio Marques foi uma das testemunhas chave do processo Casa Pia. Semanas depois da sentença, que condenou os implicados no processo, foi entrevistado por Luís Maques, jornalista free lancer, a quem declarou ter mentido em tribunal.

Tentar saber quando é que IlídioMarques falou verdade é mero exercício especulativo que pode servir para vender jornais, mas não ajuda à descoberta da verdade. Trago o assunto à colação apenas porque Felícia Cabrita divulgou uma conversa gravada, tentando demonstrar que Ilídio Marques recebeu dinheiro para desmentir as acusações. LuísMarques afirma que a transcrição da conversa telefónica foi truncada e vai exigir, na justiça, a reposição da verdade.

Não sei de que lado está a verdade, mas se vier a provar-se que a conversa foi truncada, com o objectivo de acusar Luís Marques de comprar uma entrevista, não posso deixar de me interrogar sobre a veracidade de outras transcrições de escutas telefónicas feitas pelo “Sol”. Estaremos no terreno do vale tudo? Perante a incapacidade manifesta da justiça portuguesa nos dar respostas credíveis, confesso-vos que tenho medo do futuro.

Blogs no feminino

Isis Janita Patti

Late night wander (72)

Seja na política ou no futebol, a conversa é a mesma. Somos um país de mentirosos. Fazem promessas antes das eleições mas, no segundo seguinte à vitória, desmentem tudo. Um país com gente desta estirpe tem salvação?