quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Génio da Lâmpada



Em tempos, tive um colega que passava os dias a proclamar: Tive uma IGD! Tive uma IGD! Ao princípio todos nos ríamos com a bravata daquele arquitecto de leis para quem IGD significava Ideia Genial do Dia. Sabíamos que a sua IGD desaguava, inapelavelmente, numa proposta de lei estapafúrdia mas, no início, achávamos-lhe graça. e chamávamos-lhe o Génio da Lâmpada.

Lembrei-me deste meu ex-colega, porque Pedro Passos Coelho depois de um período de recato, coincidente com a campanha das presidenciais, saiu da toca e sente-se na obrigação de anunciar diariamente aos portugueses a sua propensão para Génio da Lâmpada

O grande problema é que, no afã de produzir IGD, corre o risco de se contradizer. Foi o que aconteceu com a mais recente proposta do líder laranja, no concernente à Economia Social. Duvido que PPC saiba exactamente o que está a dizer, quando fala de Economia Social, pois a proposta contradiz os princípios do seu ultraliberalismo e uma outra proposta, anterior, sobre a revisão constitucional. Se prosseguir na vertigem das suas IGD, PPC corre o risco de ficar a falar sozinho. Como aconteceu com o meu ex-colega, cuja prosápia oca e contraditória já ninguém suportava.

Fica por saber a reacção de PPC quando alguém do seu staff lhe chamar a atenção para o facto de apresentar propostas contraditórias. Será que responderá como o meu ex-colega, justificando que o facto de apresentar ideias que se contrariam umas às outras é apenas mais um sinal da sua genialidade?

Desaparecidos

Vale e Azevedo
O ex-assessor de Pinto Balsemão ganhou protagonismo quando, vindo de não sei onde, chegou a presidente do SL Benfica. Não faltaram jornais - principalmente a imprensa desporttiva - a endeusá-lo como o melhor presidente dos encarnados nas últimas décadas. Trazia todas as épocas camiões de jogadores desconhecidos, que logo a imprensa desportiva transformava em jogadores super talentosos. Trouxe um treinador para o Benfica (José Mourinho) que a imprensa desvalorizou.
Foi preso, num golpe de mágica pirou-se para parte incerta e a comunicação social só voltou a lembrar-se dele quando foi emitido um mandato de captura. Encontraram-no em Inglaterra, onde já ha´muito tempo se sabia que estava.
Durante uma semana voltou a ser notícia de primeira página e abertura de telejornais. Desapareceu outra vez. Como quis e quando quis. Alguém sabe o seu paradeiro?

Perguntar não ofende...

Se eu decidir fazer uma permuta da minha casa, com esta da foto de cima....
mas disser às Finanças que vou comprar a da foto de baixo....

Ajudar os necessitados

O Vaticano é pobre e o Papa um sem abrigo.

Onde está a notícia?

Quando a ASAE foi criada, a comunicação social caiu-lhe em cima como gato a bofe. Não havia comentador encartado que não desancasse no organizmo criado para defender os direitos dos consumidores e a Lei da Concorrência. Hoje os portugueses deram a resposta. Pena é que o título da notícia, nada tenha a ver com o seu conteúdo..

Late night wander (28)

Os chineses estão hoje a celebrar a entrada do ano do Coelho. Dizem que será um ano tranquilo e próspero. Que tal convidá-los a vir até Portugal para repensarem as previsões?