
Eu sei que a maioria dos portugueses já está a trabalhar há quase uma semana. Para esses o Natal é já uma reminiscência e os votos expressos na noite de fim de ano já se volatilizaram com a velocidade dos vapores etílicos que sempre assinalam aquela data.
No entanto- e sem querer armar em desmancha-prazeres- lembro-vos que o Natal efectivamente só termina hoje à meia- noite. Infelizmente para vocês, em Portugal não é feriado e este dia deixou de ter qualquer significado especial. Marca apenas a data a partir da qual desaparecem as iluminações nas ruas e nos lares portugueses.
No próximo fim de semana as ruas deverão iluminar-se pela última vez e as pessoas vão aproveitar para desfazer as árvores de Natal e os presépios. Muitos dirão até ao ano, esquecendo que daqui a 11 meses já estarão outra vez no pico da azáfama natalícia.
Salvo algum contratempo de última hora também eu, depois de um pequeno período de ausência, terei o prazer de voltar ao vosso convívio durante o fim de semana. O ano, para mim, só começa na próxima segunda-feira.