quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Monopoly Games (3)

Pelos idos de Março, Sócrates dizia "o mundo mudou" e toda a gente se ria. Na verdade o mundo mudou e vai mudar ainda muito mais na presente década, como aliás já diversas vezes aqui anunciei. ( Ler aqui e também aqui).
Ontem ficámos a saber que os países europeus estão em queda vertiginosa, enquanto os BRIC ( Brasil, Rússia, Índia e China) sobem de uma forma avassaladora no ranking das economias mundiais. 
Mas se o crescimento da China não é surpresa, o 5º lugar da Índia no ranking e a queda de países como a Alemanha - que será a mais penalizada- Inglaterra e Itália, confirma a política errada que tem vindo a ser seguida na última década pelas principais potências europeias. 
A senhora Merkel e o senhor Sarkozy bem podem limpar as mãos à parede depois de toda a m.... que têm andado a fazer, afundando os restantes países europeus para salvarem a pele. Feitas as contas nem eles escaparão.
Entretanto, como também já  afirmei diversas vezes, os países latino-americanos ( apesar de algumas dificuldades do Brasil) continuam a subir a uma média de 4% ao ano, confirmando o que venho a escrever há duas décadas. A Europa está velha e esclerosada, feita barata tonta e a América do Sul é o futuro, com um crescimento sustentado e uma democracia consolidada.
A geração de 60 deu ao mundo abortos políticos que agora, na casa dos 40, chegaram ao poder e andam a brincar aos pirotécnicos, com o fito de saber quem é o primeiro a chamuscar-se. Não se preocupem...porque neste jogo de feitos especiais, todos vão ficar chamuscados.    

2 comentários:

  1. Assino por baixo o seu texto.

    Mas esta ascensão da China , assusta-me.

    Bom resto de semana, Carlos

    ResponderEliminar
  2. Muito certo tudo o que dizes, Carlos!
    Os quatro países que referes, há já algum tempo que são considerados países economicamente emergentes.
    A velha e decadente Europa vai ficar mais que chamuscada. Cá para mim, vai é sair estorricada, mercê deste jogo de monopólio, jogado por economistas incompetentes.

    Beijinhos para ti, meu querido!!!

    ResponderEliminar