segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Elas vêm aí!...

Leio e não acredito! No âmbito do novo Plano Nacional para as Alterações Climáticas, a ministra Cristas anunciou que o governo está a ponderar a introdução de portagens urbanas.

Sou, desde há muito, favorável à introdução de portagens nas cidades, pelas razões que expliquei aqui. Nessa altura, aventei a hipótese de a sua concretização, em Lisboa, ser anunciada até 2013.

Não me parece, no entanto, que essa medida deva ser aplicada pelo governo, mas sim pelas autarquias, revertendo parte das receitas para as empresas de transportes públicos. Vir uma ministra anunciar que pondera tomar essa medida, não é apenas desrespeito pelo poder autárquico, é admitir que o governo se prepara para encaixar mais receitas à custa do zé pagante e das câmaras municipais.

E já agora, diga-nos lá, senhora ministra: quais são as cidades onde o governo pondera introduzir portagens?

6 comentários:

  1. (Cuidado com o pensamento, Carlos, daqui a pouco o governo vai cobrar portagens por ele também!)

    ResponderEliminar
  2. Carlos,
    Fui ao link e encontrei lá explicação:

    "...as razões invocadas para a não utilização do transporte público não se prendem directamente com a qualidade do serviço disponível, mas tão só com a preferência pelo uso do transporte privado."

    Na hora da privatização das linhas da CP há que incrementar o mercado da procura. As câmaras nisso não estão metidas nem achadas. Apenas (e só) estão lixadas...

    ResponderEliminar
  3. Qualquer dia põem uma portagem em cada rua... :P

    ResponderEliminar
  4. Aquando desse post deixei aqui o comentário de que só compreenderia essa medida quando dispuséssemos de transportes públicos que garantissem sem limitações o a cesso às cidades. Agora numa altura em que se anunciam cortes nos transportes públicos tomar uma medida destas... eu vou ali e venho já, mas vou a pé.

    ResponderEliminar
  5. Está a copiar Singapura.
    Cada deslocação ao centro da cidade é paga - 5 dólares (1ª), 5+10(2ª); 10+20...por aí fora.

    ResponderEliminar
  6. A melhor maneira de escravizar um povo é fazê-lo pagar portagens... já os romanos sabiam disso. Afinal os "vencedores" estudam história. Hélas!

    ResponderEliminar