quarta-feira, 25 de maio de 2011

Grandes realizadores (18)

Luchino Visconti



"Morte em Veneza" seria suficiente para o incluir nesta galeria. Mas como esquecer " O Leopardo" ( Palma de Ouro em Cannes, 1963), Obsessão ou O Intruso?

4 comentários:

  1. Carlos,

    E estes nomes? Fazem parte da sua lista?

    David Lynch
    Steven Spielberg
    Martin Scorsese
    Coppola
    James Cameron
    Clint Eastwood
    Ang Lee
    Steven Soderbergh
    David Cronenberg

    ResponderEliminar
  2. Catarina
    O Coppola já por aqui passou, salvo erro. Todos os outros ( mesmo Lynch e Cameron, cujos últimos filmes não me deixaram especialmente satisfeito) estão na minha lista (mental) de grandes realizadores que provavelmente irei prolongar para lá do final do mês.

    ResponderEliminar
  3. A DESCOBERTA DE VISCONTI

    Para a geração que se interessou pelo cinema – e veio a provocar, bastantes anos depois, uma atitude diferente de largas camadas do público por esse meio de expressão – Luchino Visconti, o realizador italiano, foi um dos mitos que desafiou o tempo. Numa época de crises e de mudanças, de desgaste de personalidades e de erosão de talentos é frequente os aplaudidos de ontem serem os esquecidos de hoje. Visconti tudo desafiou e a fase final da sua obra coroou, com esplêndida maturidade, um trabalho com algo de humilde e grandioso – e que também se passou no teatro e na ópera que tanto influenciaram o seu cinema – que durou anos e anos.

    Excerto de um artigo de José Vaz Pereira publicado no nº 5 da revista “Isto é Espectáculo” – Abril de 1977.

    ResponderEliminar
  4. A Morte em Veneza é um dos meus filmes preferidos, talvez, por ser baseado numa novela de um dos meus deuses literários: Tomás Mann.

    ResponderEliminar