quarta-feira, 18 de maio de 2011

De olhos bem fechados

Garantem-me que está a ser o melhor festival de Cannes dos últimos 15 anos. "Midnight in Paris", de Woody Allen, recebe aplausos unânimes, enquanto "Restless" de Gus Van Sant - que abriu a secção "Un Certain Regard" - é alvo de controvérsia.

Ontem, todos os olhares se concentraram em "O abismo Prateado", o filme de Karim Ainouz inspirado na canção de Chico Buarque "Olhos nos Olhos". Apontam-se favoritos para vencer a "Palma de Ouro". Fala-se muito de cinema mas, nos bastidores, há rostos fechados denotando preocupação.

Conversas que vão de encontro ao que escrevi aqui há precisamente um ano.

DSK é visto pela maioria como vítima de um complot com contornos bem mais alargados e perversos do que afastá-lo da presidência francesa. Há rangeres de dentes contra Sarkozy e a senhora Merkel. Mas também aplausos para o editorial de Jean Daniel no Nouvel Observateur- uma dura crítica às imagens de DSK algemado, que o condenarão para sempre à luz da opinião pública. Compara-se com a recusa da administração americana em exibir as fotografias de Bin Laden.

Fala-se do epílogo da crise de 1929 à luz do momento que actualmente se vive na Europa. Muitos admitem que o pior está para vir, mas ninguém arrisca pronunciar a palavra maldita.

Na Croisette a vida segue animada. Pelo tapis rouge desfilam vedetas. Mas não só...Fala-se outra vez de cinema. "Le Havre", de Aki Kaurismaki, recebe aplausos e liberta sorrisos. Discorre sobre a vida de um homem derrotado, mas optimista. Tendo por cenário a cidade da Normandia bombardeada durante a II Guerra. Sim, aquela guerra que pôs fim à crise de 1929. Os rostos voltam a fechar-se. Lá fora, passam duas alemãs. Vão formosas e seguras.

3 comentários:

  1. Foi a Frau Merkel que contratou a empregada do hotel em Nova Iorque?!

    Continuo com os olhos bem fechados para ...

    ResponderEliminar
  2. Notícias fartas que é bom ler.

    Entretanto, está a dar a final nortenha de Dublin... e o Hulk acaba de ameaçar agora a baliza do Braga...

    :)))))

    ResponderEliminar
  3. Ultimamente estou mais para o que me faça rir do que chorar, naquela vontade de "me acorda quando tudo passar".Como não dá, vou tentar manter os olhos semi abertos :o)

    ResponderEliminar